No mês em que se enfatiza a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Liga de Combate ao Câncer de Vera Cruz, oferecerá 100 consultas médicas com especialistas em Urologia para homens do município que apresentam exames com alteração. Os atendimentos serão realizados no próprio Posto Central a fim de facilitar o acesso. A responsável pelas programações do Novembro Azul, enfermeira Larissa Ponsi, informa que os homens com idade a partir de 40 anos com histórico de câncer de próstata, também devem procurar a Secretaria para a realização de exames preventivos e consultas especializadas.
O secretário municipal de Saúde, Fábio Jost, explica que em novembro é dado ênfase aos exames preventivos de câncer de próstata, mas é importante lembrar que os homens estão expostos a várias outras doenças, como, por exemplo, hipertensão, diabetes, doenças osteomusculares, depressão, entre outras. Conforme o Ministério da Saúde, existem vários estudos comparativos, entre homens e mulheres, que comprovam o fato de que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres.
A maioria dos homens procura o serviço de saúde quando já está com alguma doença instalada, o titular da pasta acrescenta e o que o objetivo principal da campanha é estimular a prevenção. “É importante não esperar as doenças aparecerem e procurar uma unidade de saúde mais próxima para realizar os exames de rotina em qualquer época do ano”, completa. Segundo ele, no município, não existe mais tabus ou preconceitos em relação ao exame de toque, o que certifica a importância da Campanha Novembro Azul.
Publicidade