Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ ALBERTO WENZEL

Saúde planetária

“Quase 4 milhões de quilômetros de deslocamento evitados”, foi a frase proferida pelo doutor Roberto Umpierre no dia 15 deste setembro por ocasião da exitosa 42ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. O conferencista se referia às 52.878 teleconsultas, realizadas através do aplicativo “Meu Clínicas” em 2020, no atendimento a quase 30 mil pacientes. Assim, sob o enfoque da saúde e sustentabilidade, foi evitado o lançamento de 900 toneladas de gás carbônico para a atmosfera. Ganho que se acresce às demais práticas similares em diferentes lugares.

LEIA TAMBÉM: Com que olhos e braços? – Manifesto a favor do Rio Camaquã

Durante o evento, diversas manifestações reforçaram a preocupação com as mudanças climáticas. As mesmas precisam ser enfrentadas pela sociedade como um todo, até porque saúde integral se ambienta na abrangência da saúde planetária. Ainda foi enfatizado que a poluição do ar, a degradação dos ecossistemas e os eventos extremos tendem a atingir os mais vulneráveis com maior gravidade, ao tempo que ninguém escapa de seus efeitos.

Publicidade

Com a emergência da tecnologia que permite significativa parcela dos atendimentos a distância, um empenho complementar se apresenta: prestar um atendimento que aprimore ambientalmente o que vem sendo feito. Assim, entre os demais indicadores de avaliação e ações, que incluem a adequada e resolutiva distribuição das unidades de atendimento preventivo e curativo à população, há que se acrescentar critérios que agreguem ganhos relativos à pegada ecológica. Esta, enquanto indicador de mensuração dos impactos das atividades humanas sobre o ambiente natural e construído. Ainda permanecem mais conhecidas as pegadas dimensionadas em hectares, recursos hídricos e de carbono. Todavia, pesquisas e práticas de caráter interdisciplinar, impulsionam novas metas, abrem horizontes e prenunciam esperanças em tempos de adensadas dificuldades.

LEIA TAMBÉM: Votar importa!

Também em outras regiões e aqui, auscultamos iniciativas públicas e privadas que sinalizam para o bom aproveitamento das tecnologias a distância. Ainda agora, durante a Oktoberfest a Unimed VTRP disponibilizou, no parque, uma cabine de teleconsultas, caracterizando uma iniciativa pioneira. Segundo o presidente, dr. Neori Gusson: “O atendimento virtual está entrando no mercado para facilitar a vida do cliente otimizando o tempo e encurtando distâncias, gerando resultados positivos também para o meio ambiente”.

Publicidade

Isso posto, tomados os devidos cuidados para não fragilizar as relações proximais entre quem presta os atendimentos e quem os recebe, a telessaúde vem para, entre outros benefícios, acrescentar ganhos ambientais de repercussão planetária. Às proximidades insubstituíveis somam-se as distâncias que aproximam.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.