Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

imunização

Saúde distribui mais de meio milhão de doses bivalentes e monovalentes contra Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Venâncio Aires

A Secretaria da Saúde (SES) iniciou nessa quarta-feira, 15, a distribuição de um dos maiores lotes de vacinas contra Covid-19 aos municípios. Ao todo, são mais de 566 mil doses que estão sendo enviadas para todas as regionais, abrangendo imunizantes do tipo bivalente e monovalente para todas as idades elegíveis.

Do total de unidades disponibilizadas, 436 mil são bivalentes. Atualmente, essas doses são destinadas a todas as pessoas com 60 anos ou mais. O atendimento a essa faixa etária pelos municípios está sendo feito de forma escalonada, conforme a disponibilidade de doses.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz registra mais uma morte em decorrência de contágio por coronavírus

Publicidade

Para a próxima segunda-feira, 20, está prevista a inclusão das gestantes e puérperas (mulheres até os 45 dias após o parto) no grupo dos públicos elegíveis para a vacinação bivalente, seguindo o cronograma proposto pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Sul, esse grupo representa cerca de 109 mil pessoas.

Bivalente

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina monovalente usada na campanha de vacinação iniciada em 2021. Ela foi elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron – que é, atualmente, a de maior circulação.

LEIA TAMBÉM: Jovens são os mais afetados pelos efeitos da pandemia, mostra estudo

Publicidade

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A aplicação da última dose recebida deve ter sido há, pelo menos, quatro meses.

Aberta de forma antecipada no Rio Grande do Sul em 14 de fevereiro, a vacinação bivalente já registrou 216 mil pessoas imunizadas no Estado, segundo dados do painel do Ministério da Saúde. Com a inclusão dessa faixa etária dos 60 aos 69 anos, o público total estimado para receber esse tipo de dose é de 2,4 milhões de pessoas.

LEIA TAMBÉM: Secretaria da Saúde faz alerta sobre importância da vacinação contra a Covid-19

Publicidade

Atualmente, também fazem parte dos grupos elegíveis as pessoas imunocomprometidas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Para esses, a idade mínima é 12 anos.

130 mil doses monovalentes

Em paralelo à ampliação da vacinação bivalente, a imunização com a dose monovalente para pessoas abaixo dos 60 anos continua. No repasse realizado nesta semana, a SES está enviando quase 130 mil doses para o abastecimento dos estoques nos municípios, abrangendo todas as idades previstas no plano nacional, desde as crianças com mais de seis meses de idade até os reforços previstos para os adultos.

LEIA TAMBÉM: Primeiros a receber a vacina contra a Covid-19 se reencontram após dois anos

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.