A Secretaria de Saúde de Vera Cruz acompanha um novo surto de Covid-19 em uma Instituição de Longa Permanência de Idosos (ILPI) do município. Todos os residentes e trabalhadores da unidade foram testados, com exame RT-PCR. Dos 18 idosos atendidos no local, 14 tiveram teste positivo para a doença. Entre os funcionários, um caso foi verificado.
De acordo com a secretária Liseana Palma Flores, a empresa trabalhava na implantação de uma filial. Por isso, os quatro idosos que tiveram teste negativo foram transferidos para esta nova estrutura e os 14 positivados estão em isolamento no local em que já residiam. Quatro deles apresentam sintomas, mas de forma leve, segundo Liseana. Todos são acompanhados diariamente por uma equipe da Secretaria de Saúde de Vera Cruz. Além disso, a casa geriátrica contratou o infectologista Marcelo Carneiro, que também faz acompanhamento da situação.
A secretária destaca que o acompanhamento diário é essencial, porque, em idosos, a Covid-19 pode se agravar muito rapidamente. “A gente sabe que no idoso é assim, ele começa de manhã com tosse leve e à noite pode estar na UTI”, explicou. Outro ponto ressaltado por ela é a recepção positiva da proprietária da unidade aos pedidos de adequações. “Tudo o que o protocolo prevê, todas as necessidades que a gente pontua ela prontamente está adequando. Com certeza isto vai fazer toda diferença no resultado final”, afirmou.
Publicidade
LEIA MAIS: Região de Santa Cruz se mantém em bandeira laranja
Liseana Palma Flores também relatou que, a partir do surto em outra ILPI do município, identificado em agosto, a Secretaria de Saúde passou a testar todos os internos de todas as casas geriátricas de Vera Cruz. A partir deste trabalho é que foi confirmado o surto atualmente em acompanhamento. Testes foram feitos em outras duas unidades: em uma delas, um funcionário testou positivo, mas todos os residentes testaram negativo; e na outra não houve testes positivos. As instituições são acompanhadas quase que semanalmente, segundo Liseana.
LEIA MAIS: Com casos de Covid-19, casa geriátrica é interditada em Vera Cruz
Publicidade
A secretária relatou que a ILPI onde foi registrado o primeiro surto, em agosto, foi interditada em definitivo, com apoio do Ministério Público. Três residentes do local, com Covid-19, faleceram. A empresa, segundo Liseana, teve muitas dificuldades para se adequar às medidas de contenção da doença – por isso, havia sido interditada cautelarmente antes mesmo da confirmação dos casos entre internos.
Desde o início da pandemia, foram confirmados 179 casos de Covid-19 entre moradores de Vera Cruz. Seis casos foram fatais e 149 pessoas que tiveram teste positivo estão recuperadas.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.