Categories: Regional

Saúde chama pacientes encaminhados para cirurgia bariátrica entre 2014 e 2018

Pacientes que receberam protocolo para cirurgias bariátricas entre 2014 e 2018 e ainda não foram chamados para primeira consulta devem se dirigir até a Central de Regulação e Agendamento da Secretaria Municipal da Saúde de Santa Cruz do Sul. O comunicado feito pela secretaria, que afirma que, em razão da troca do sistema informatizado, alguns registros podem ter sido excluídos. O chamamento ocorre para que todos os pacientes tenham suas solicitações atendidas.

De acordo com a Sesa, não há uma estimativa de quantas pessoas podem ter ficado de fora do sistema. Quem possui o protocolo deve procurar a Central com o documento em mãos, além do Cartão SUS atualizado.

A responsabilidade de realização das cirurgias bariátricas é do governo do Estado. Todos os pacientes de Santa Cruz são encaminhados para procedimentos no hospital da Ulbra, em Canoas, que é referência na área.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Fila Zero termina após realizar sete mil procedimentos

Moradora do Bom Jesus aguarda desde 2008
No dia 5 de março, a Gazeta do Sul, contou, em reportagem, o caso da cabeleireira e manicure Rochelle dos Santos Barros, de 37 anos, moradora do Bairro Bom Jesus, que aguarda desde 2008 para fazer uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com obesidade mórbida, ela tem problemas na coluna, dificuldades para respirar, diabetes, hipotireoidismo e dores no corpo.

LEIA MAIS: Mulher aguarda por cirurgia bariátrica há 12 anos

Publicidade

Rochelle ainda relatou que teve a primeira e última consulta no dia 19 de março de 2019, no Hospital Universitário, de Canoas. Após ser avaliada e receber orientação sobre uma série de exames que faria, para realizar o procedimento cirúrgico, ela nunca mais recebeu nenhum tipo de contato.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.