Saúde e Bem-estar

Saúde cardiovascular em temperaturas altas: o que você precisa saber?

O verão, com suas altas temperaturas e dias mais longos, exige atenção especial à saúde cardiovascular, principalmente para pessoas com fatores de risco, como hipertensão, diabetes e histórico de doenças cardíacas. Durante essa estação, o calor extremo pode sobrecarregar o sistema circulatório, levando a um aumento no risco de complicações, como infarto do miocárdio e derrames. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), anualmente, 400 mil brasileiros perdem a vida em decorrência a doenças cardiovasculares. A cada 90 segundos, uma pessoa morre no país, totalizando 46 óbitos por hora por conta dessas enfermidades. A exposição prolongada ao calor pode elevar a frequência cardíaca e dilatar os vasos sanguíneos, resultando em um esforço adicional para o coração.

LEIA TAMBÉM: Registros de traumas oculares disparam nas festas de fim de ano: como se proteger?

Publicidade

Para quem pratica exercícios, a recomendando é realizar as atividades físicas em horários mais frescos, como pela manhã ou final da tarde, para evitar o estresse térmico e, consequentemente, uma sobrecarga cardiovascular. 

Principais riscos e cuidados

Segundo o cardiologista Gilberto Melnick, da Hapvida NotreDame Intermédica, a população deve se atentar aos principais riscos para a saúde cardiovascular durante o verão e a como as altas temperaturas interferem no funcionamento do coração. “Elas aumentam a frequência cardíaca e o esforço do músculo do coração. Além disso, podem alterar o controle da pressão arterial e esses efeitos combinados podem gerar eventos cardíacos como o infarto do miocárdio”, orienta.

LEIA TAMBÉM: Hospital São Sebastião Mártir receberá R$ 1 milhão através de emenda

Publicidade

Dessa forma, os principais cuidados que pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas devem tomar para evitar complicações durantes os meses mais quentes seriam: “Hidratação adequada, usar chapéu, roupas leves e filtro solar, e evitar abuso de cafeína e bebidas alcoólicas”, indica. 

Gilberto comenta também que a relação entre a desidratação e as doenças cardíacas é a diminuição do volume sanguíneo e seu espessamento. “A falta de água ocasiona o aumento da frequência cardíaca e disfunção endotelial, alteração dos vasos sanguíneos”, enfatiza. 

Exercícios físicos

Manter uma boa rotina de atividades físicas é essencial para uma vida saudável, independente da estação do ano. Os exercícios mais recomendados para manter a saúde cardiovascular, levando em consideração o calor intenso, segundo o cardiologista, são os aeróbicos, musculação e yoga.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rússia anuncia vacina contra o câncer para 2025

“Esses são os adequados no verão. Durante a atividade física, deve-se tomar cuidados redobrados com a hidratação, vestimenta adequada, evitar horários de pico de temperatura, iniciar lentamente até a aclimatação adequada e sempre consultar seu cardiologista regularmente”, orienta o médico.

Alimentação no verão

No verão, a alimentação pode influenciar a saúde do coração. Por isso, alguns alimentos devem ser priorizados para proteger o sistema cardiovascular. A dica é dar preferência para insumos leves e ricos em água como frutas e verduras. “Devemos também evitar a ingestão de alimentos pesados antes das atividades físicas e manter adequada ingestão calórica e proteica durante o verão”, finaliza. 

Publicidade

LEIA MAIS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Bruno da Silveira Bica

Share
Published by
Bruno da Silveira Bica

This website uses cookies.