Geral

Saúde bucal das mulheres é mais frágil que a dos homens; entenda

De um modo geral, os seres humanos sofrem diversas alterações em seu organismo durante a vida e muitas dessas mudanças ocorrem no sistema hormonal, seja por motivos fisiológicos ou patológicos. Por conta dos hormônios variarem muito ao longo da vida da mulher, estudos apontam uma maior suscetibilidade feminina a problemas dentários quando comparado ao gênero masculino.

Para termos uma ideia, o período da gravidez demanda ainda mais atenção para a saúde bucal da mãe. Durante esse período, o organismo experimenta uma carga de hormônios, entre eles o estrogênio e a progesterona, os quais promovem alterações vasculares, favorecendo o surgimento de gengivite e outras patologias bucais, principalmente em casos em que não há um controle de placa bacteriana eficiente. Além disso, diversos alimentos iniciam seu processo digestivo ainda na boca e, desse modo, fica ainda mais clara a importância dos cuidados com dentes e gengiva para garantir uma mastigação eficiente e, consequentemente, melhor absorção de nutrientes.

LEIA TAMBÉM: Tratamento bucal: portadores de diabetes devem ter atendimento especial

Publicidade

Outro exemplo de alterações hormonais importantes são as que ocorrem na idade madura e as mesmas acabam refletindo em todo o organismo, ainda mais quando associadas a outros fatores de risco. Osteoporose, tabagismo, diabetes, estresse, hábito de ranger os dentes, inflamações na cavidade bucal não tratadas, enfim, são distintos elementos que podem estar associados a maiores perdas dentárias em mulheres. Todas essas causas podem contribuir para uma piora da inflamação gengival e o controle precário da placa bacteriana pode levar à instalação da periodontite, que é a inflamação dos tecidos que “seguram” o dente. Quando há atividade da doença, acontece a retração gengival e, consequentemente, a perda do tecido ósseo – que, se não tratada, pode levar à perda do dente por ele ficar muito “frouxo”. A boa notícia é que existe tratamento para a periodontite e estabilização dos tecidos gengivais.

Portanto, podemos evitar perdas dentárias através de uma boa higiene oral, com produtos indicados para cada tipo de paciente, cuja finalidade é tornar mais fácil e assertiva a remoção do biofilme que se deposita sobre os dentes, próteses e até mesmo na língua. Hoje, encontramos no mercado uma grande variedade de escovas, fios dentais, enxaguantes, raspadores de língua e até mesmo irrigadores orais.

LEIA TAMBÉM: Dia do Dentista: novos procedimentos representam mais saúde

Publicidade

Além disso, visitas frequentes ao dentista são de grande importância, ainda mais durante o período da gestação e entrada da menopausa. O tratamento se torna muito mais simples e barato se o problema for solucionado logo no início. Então, não adie sua revisão!

Para aquelas pessoas que já sofreram com a perda de dentes, saibam que é possível restaurar sua autoestima e bem-estar. Diversos tratamentos podem ser propostos, entre eles a reabilitação com implantes dentários, que devolvem sua mastigação firme e livre de próteses removíveis, de acordo com a necessidade de cada paciente. Para isso, uma avaliação criteriosa e individualizada deve ser feita pelo cirurgião-dentista para que ele estude o caso e execute da melhor maneira possível, devolvendo o tão sonhado sorriso.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.