Não é exagero dizer que “a saúde começa pela boca”. Por ser a porta de entrada para bactérias, algumas prejudiciais, os cuidados preventivos são essenciais para diminuir os riscos de desenvolver problemas e doenças graves. Nesse sentido, manter a higienização correta, com a escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia e a utilização do fio dental, é o primeiro passo. Esse hábito elimina os resíduos dos alimentos após as refeições e evita, entre outras complicações, a formação de placas bacterianas.
Outra possibilidade eficaz é o check-up preventivo digital, que consiste em um sistema completo e inovador de diagnóstico por imagens de toda a boca. Por meio dele, é possível fazer uma análise minuciosa, rápida e precisa de como está a saúde bucal, tendo em vista a possibilidade de identificar pequenos problemas nos dentes e na gengiva, inclusive os que não são detectados a olho nu. De acordo com o cirurgião-dentista Fabiano Bender Panta, de Santa Cruz do Sul, o diagnóstico precoce pode reduzir a necessidade de intervenções complexas no futuro, preservando as estruturas naturais dos dentes.
LEIA TAMBÉM: Saúde bucal das mulheres é mais frágil que a dos homens; entenda
Publicidade
“Através do acesso às imagens, mesmo em áreas de difícil visualização na boca, é possível dar ao paciente o entendimento de sua condição de saúde bucal e as estratégias necessárias para prevenção ou tratamento”, disse, relatando que isso também é um fator motivacional para melhora dos hábitos de higiene. “Facilita aos pacientes restabelecer e manter a saúde bucal de forma organizada e consciente, através da determinação de suas prioridades”, destacou.
Além disso, o check-up preventivo digital complementa o exame clínico tradicional. Conforme Panta, através da realização do exame de videomicroscopia e da captação de diversas imagens dos dentes e das estruturas adjacentes, o cirurgião-dentista é capaz de detectar, diagnosticar e prevenir diversas doenças.
Isso tudo com a vantagem de maior assertividade e do diagnóstico precoce, o que torna os tratamentos menos complexos e com menor desconforto para os pacientes. Afinal, as vantagens de identificar os problemas bucais logo no início são as mesmas de outras doenças. Se uma cárie é detectada em seu estágio inicial, por exemplo, evitam-se dores e o acometimento da polpa dentária pela bactéria, motivo pelo qual se diminui o custo, o tempo de tratamento, o desconforto e o estresse.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tratamento bucal: portadores de diabetes devem ter atendimento especial
O check-up preventivo digital também tem indicação relevante antes de se fazer tratamentos mais complexos, como os implantes dentários. Nesse aspecto, Panta enfatiza que “o primeiro passo do planejamento é o diagnóstico de toda a boca do paciente, eliminando-se qualquer foco de doença presente e que possa comprometer a sequência destes tratamentos”.
LEIA TAMBÉM: Dia do Dentista: novos procedimentos representam mais saúde
Publicidade
Entre as doenças que podem ser diagnosticadas e/ou evitadas precocemente através do check-up preventivo digital estão a gengivite, a periodontite, o câncer de boca, a endocardite bacteriana, as lesões na mucosa bucal, a cárie, o tratamento de canal e o mau hálito, entre outras.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.