Profissionais de saúde que não trabalham diretamente com pacientes da Covid-19 já poderão receber a vacina contra a doença em Santa Cruz do Sul. A partir desta terça-feira, 9, a campanha de vacinação ingressa na nova fase, após a chegada de novas doses da Coronavac, nessa segunda-feira, 8. O recebimento dos frascos possibilita que os demais profissionais e trabalhadores de saúde, não contemplados nos grupos anteriores, possam receber a primeira dose. Também são atingidos médicos veterinários e educadores físicos.
Conforme a Prefeitura de Santa Cruz, a imunização será centralizada no Centro Materno Infantil (Cemai). No novo grupo estão profissionais de saúde liberais e trabalhadores de estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham assistência direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos da doença. Para receber a vacina será imprescindível que os profissionais de saúde apresentem carteira do órgão de classe e que os trabalhadores apresentem documento que comprove vínculo com estabelecimento de saúde.
LEIA MAIS: Região de Santa Cruz recebe 5,8 mil novas doses de vacina contra a Covid-19
Publicidade
Como explica o coordenador do setor de Imunizações, Róger Rodrigues Peres, para os profissionais de saúde não é mais preciso comprovar vínculo empregatício, mas eles devem apresentar a carteira do órgão de classe. “No caso de um enfermeiro, por exemplo, basta apresentar a carteira do Coren, já para um atendente de farmácia privada, será preciso mostrar contrato ou carteira de trabalho”, explicou. Também é fundamental, segundo ele, levar consigo a carteira de vacinação e documento com CPF.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 13 às 17 horas, com acesso pelo portão lateral, na Travessa Vereador Walter Kern, ao lado do Cisvale. Uma reunião entre a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e a 13ª CRS deverá ocorrer ainda nesta terça-feira, quando deverão ser definidas estratégias para a vacinação de idosos com mais de 85 anos.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade