O secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, reuniu em Porto Alegre representantes de 46 hospitais filantrópicos conveniados ao SUS. A finalidade das reuniões, que se desenrolaram durante todo o dia, foi apresentar uma proposta para a quitação de débitos que totalizam R$ 190 milhões. Essas instituições têm a receber os maiores valores correspondentes aos incentivos estaduais dos meses de março, abril, maio, novembro e dezembro de 2016.
Gabbardo informou que foi aberta uma linha de crédito do Fundo de Apoio Financeiro e de Recuperação dos Hospitais Privados sem Fins Lucrativos (Funafir), que possibilitará a quitação dos valores do ano passado. O secretário ressalta que a operação não trará nenhum custo para os hospitais, e o governo quitará o financiamento, com recursos federais, até novembro de 2018.
“Com essas medidas, vamos colocar em dia o pagamento dos incentivos para todos os hospitais”, afirmou Gabbardo, destacando que o pagamento da produção de serviços prestados pelas instituições está rigorosamente em dia. Foi combinado que, em contrapartida, os hospitais devem priorizar o pagamento dos funcionários e médicos, restabelecendo assim o atendimento normal aos usuários do SUS.
Publicidade
Na última semana, o governo quitou as pendências dos incentivos estaduais com 85% dos hospitais filantrópicos que prestam atendimento pelo SUS. Foi repassado um total de R$ 214 milhões, beneficiando 285 hospitais.