O aumento no número de lojas online brasileiras tem sido intenso e, por isso, o mercado brasileiro – tal como o internacional – está se tornando mais competitivo e difícil de permear. Perante isso, os empreendedores brasileiros buscam alternativas para garantir o sucesso da sua loja online.
O mercado digital encontra-se cada vez mais repleto de lojas online. A grande procura dos brasileiros por soluções para combater o desemprego e os salários baixos fez com que muitos se rendessem ao empreendedorismo e criassem o seu próprio negócio online. Segundo estudos recentes, o aumento no número de lojas online no Brasil foi, em 2019, na ordem dos 37,5%.
O número cada vez maior de espaços de e-commerce é demonstrativo da fé dos empreendedores no mercado digital e indica, também, a facilidade que existe na criação deste tipo de empresa. Ainda assim, aliado a isto, existe também um lado menos positivo, que corresponde a um mercado muito mais saturado, onde as lógicas de intensa concorrência se tornam muito difíceis de superar.
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Mais do que nunca, para garantir que um negócio digital é capaz de gerar mais leads e obter melhores resultados, torna-se necessário conhecer as estratégias de marketing e de SEO que podem ajudar a promovê-lo.
Essa é também a consciência dos empreendedores, que buscam soluções para combater a saturação do mercado. Venha saber algumas formas de melhorar as suas vendas, mesmo perante o competitivo mercado de e-commerce dos nossos dias.
1. Componente visual
Hoje, as pessoas estão cada vez mais ligadas na linguagem não-verbal e na expressão visual dos espaços. Isto inclui, também, os espaços digitais. Num site, a imagem é muito importante para chamar a atenção do cliente, e fazer com que este confia nos seus conteúdos.
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Para cativar essa confiança deve, ainda, ter muita atenção à linguagem utilizada e à sua correção e simplicidade. Deve-se ter o mesmo cuidado na descrição de todos os produtos comercializados, e estes devem estar acompanhdos de bons conteúdos textuais, onde a clareza e a correção linguística estejam sempre presentes.
Uma boa descrição pode fazer a diferença, garantindo que os clientes têm a motivação certa para finalizar a compra.
O design do site será também de máxima importância. Este deve garantir que o site é fácil de navegar mas também visualmente interessante e legível.
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Avalie todos os aspectos da estrutura do site e considere criar uma versão específica para o celular, já que a maioria dos consumidores online prefere comprar dessa forma.
2. Componente publicitário
Tenha em conta que, hoje, para conseguir bons resultados, pode ser necessário que você tenha que fazer algum investimento inicial.
ATualmente, os empreendedores digitais têm ao seu dispor várias ferramentas para promover os seus sites. Além dos perfis e páginas nas redes sociais, onde pode colocar anúncios, tem ainda formas de trabalho como o marketing de afiliados ou a colocação de anúncios no Google.
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3. Componente comunicacional
Os utilizadores dos sites sentem necessidade de garantir que os empreendedores estão disponíveis para atender a suas críticas, dúvidas e questões e, por isso mesmo, é fundamental que uma loja online garanta que existem formas de estar em contacto com os seus clientes.
Nos sites deve haver espaço para comentários e opiniões, podendo ainda ser cedido um contato telefônico ou email. O Whatsapp Business é um bom exemplo de um aplicativo que serve justamente para que uma empresa possa comunicar e conhecer melhor o seu público.
O fato de se manter ligado comunicativamente a seus clientes faz com que estes possam desenvolver uma sensação de confiança no seu site, que ajuda a atrair e a garantir a fidelização de seus clientes.
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Além da comunicação direta, é importante que o site tenha Termos e Condições muito bem estruturados, onde todos os aspectos relacionados com as vendas estejam bem explícitos. Não descuide de questões como formas de encomenda, métodos de pagamento ou forma de fazer trocas e devoluções.
4. Componente de atualização
A maioria dos consumidores não gosta de encontrar sites desatualizados. Mais informado e ligado nas tendências do que nunca, o consumidor quer encontrar sites com novos produtos e com informações atualizadas.
Apesar disso, deve ter em consideração que a atualização de conteúdos e informações não é o mesmo que uma mudança abrupta em seu site. Se quiser fazer maiores alterações, a nível de estrutura ou de imagem, anuncie que a mudança vai acontecer e busque fazê-la de forma gradual. Afinal, quando o cliente gosta de uma marca, se esta se tornar irreconhecível, poderá se sentir confuso e menos atraído pela compra.
5. Componente da motivação
Os aspectos acima referidos são bons princípios para garantir o sucesso de sua empresa. Ainda assim, para que seja bem sucedido, é necessário que fuja à sensação negativa que cada dificuldade pode criar.
Lembre-se que todas as empresas, principalmente no e-commerce atual, sentem as mesmas dificuldades. Mantenha-se motivado e não desista.
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