Em meio ao anúncio de medidas para a segurança pública no Rio Grande do Sul, o governador do Estado, José Ivo Sartori, determinou a convocação antecipada de 770 policiais militares e de 220 agentes da Polícia Civil, que seriam chamados em janeiro de 2017. Esses PMs devem se unir aos 222 que estão se formando na Academia de Polícia Militar (APM). O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira, 2, em ato ocorrido no Palácio Piratini.
No mesmo momento, Sartori também anunciou o novo secretário da Segurança Pública. Cezar Schirmer, prefeito de Santa Maria, comandará a pasta em substituição a Wantuir Jacini. Em julho, o governo anunciou a contratação de 2 mil concursados da Brigada Militar e 661 da Polícia Civil . Em maio de 2017, 530 brigadianos devem estar aptos para trabalhar.
Publicidade
Atualmente, o efetivo da Brigada Militar conta com 19 mil servidores. Estimativas apontam que deveria contar com 37 mil PMs. A Polícia Civil possui 5,4 mil servidores. Estima-se que sejam necessários 11,7 mil. Ainda nessa semana, Sartori decretou a situação de emergencia do sistema prisional do Rio Grande do Sul. O governador também anunciou estímulos à permanência de Policiais Militares e retorno de inativos. O comunicado foi feito na quinta-feira, 1º de setembro.
Sartori anunciou o novo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cézar Schirmer
Foto: Karine Viana/Palácio Piratini
Publicidade
This website uses cookies.