Santa Cruz do Sul

Saque Calamidade: entenda como está o processo de liberação de recursos do FGTS em Santa Cruz

A prefeita Helena Hermany participou, na manhã desta terça-feira, 7, de reunião virtual promovida pela Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro teve como objetivo orientar municípios atingidos pela ação da chuva e pelas enchentes sobre como proceder para habilitação ao Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores afetados.

Integrantes do secretariado municipal, da Procuradoria-Geral do Município e da Defesa Civil também acompanharam a reunião. Na abertura da apresentação, os representantes da CEF informaram que possivelmente haverá mudanças na forma de habilitação aos municípios.

LEIA TAMBÉM: Reconstrução integral das pontes é prioridade em Santa Cruz, diz Helena Hermany

Publicidade

Santa Cruz do Sul já teve seu decreto de Calamidade Pública homologado pelo Governo Federal. Entretanto, a Prefeitura ainda aguarda definições para iniciar o cadastramento de sua documentação no site da CEF, onde deve apresentar informações como áreas afetadas e número de residências destruídas.

O município deverá acompanhar a tramitação da documentação junto a agência bancária escolhida para recebê-la. Após a habilitação junto à CEF, a solicitação do Saque Calamidade do FGTS pelo trabalhador poderá ser feita, pelo aplicativo do banco, no prazo de até 90 dias após a publicação da Portaria de reconhecimento pelo Governo Federal no Diário Oficial da União, o qual expirará em 31 de julho.

LEIA TAMBÉM: Consórcio TCS suspende horários de ônibus com baixa demanda em Santa Cruz

Publicidade

A liberação do saldo do FGTS, até o limite de R$ 6.220,00 para cada conta vinculada a um titular, é garantida desde que não conste saque anterior pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses.

Helena declarou que a Administração Municipal está focada para que todo o procedimento seja cumprido com a maior celeridade possível. “As secretarias relacionadas a este processo e seus servidores estão conscientes do trabalho que precisam executar. Esses recursos serão muito importantes para que nossa população possa começar a reconstruir suas vidas.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.