Desde a última sexta-feira, 17, uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União (DPU) determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) habilite o Saque Calamidade FGTS para trabalhadores residentes em todo o perímetro urbano e rural dos 46 municípios em que foi decretada a situação de calamidade pública.
Santa Cruz do Sul teve seu decreto de calamidade pública reconhecido pelo governo federal, portanto a partir de agora o saque não é mais restrito aos residentes em bairros e áreas atingidas pelos alagamentos. A decisão visa garantir que os moradores das regiões afetadas tenham acesso imediato ao benefício, independentemente de processos burocráticos de habilitação e delimitação de dano.
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Qualquer trabalhador com saldo liberado em conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, que resida no município, poderá efetuar o saque, até o limite de R$ 6.220,00 de cada conta de sua titularidade. É importante frisar que quem tem empréstimo com garantida do FGTS não poderá sacar todo o valor, mas apenas o saldo liberado.
A Caixa informa que não é necessário atropelo, em Santa Cruz do Sul os valores poderão ser requeridos até o dia 3 de agosto. A melhor forma de solicitar o saque é pelo aplicativo FGTS, sem que seja preciso se ausentar do trabalho ou sair do interior para comparecer às agências bancárias. Pela ferramenta, baixada no celular, o pedido pode ser feito a qualquer momento, durante as 24 horas do dia.
Ao acessar o app FGTS, clique na opção “Meus Saques”
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1) Escolha a opção “Outras Situações de Saques”
2) Selecione o motivo do saque como “Calamidade Pública”
3) Selecione a cidade e clique em “Continuar”
4) Escolha uma das opções para receber seu FGTS: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou sacar presencialmente
5) Faça upload dos documentos requeridos
6) Confira os documentos anexados e confirme
A Caixa irá analisar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os documentos necessários para solicitação são:
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*Caso a pessoa tenha perdido o documento de identidade, é necessário registrar um boletim de ocorrência e se dirigir até o Cras Central. A Prefeitura irá solicitar uma via do documento junto a Polícia Civil.
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