A área onde hoje funciona o Santuário de Schoenstatt vai seguir como um espaço religioso e para devoção, mas deve ganhar, a partir do ano que vem, também a presença de estudantes de 0 a 5 anos. Com a manutenção da capela e a abertura de uma escola municipal de Educação Infantil nas benfeitorias existentes, a Prefeitura de Santa Cruz pretende dar fim a um impasse que iniciou ainda no final do ano passado, quando as Irmãs de Maria anunciaram a decisão de deixar o local.
“Considerei uma solução satisfatória, pois além de manter um local agradável para oração e devoção, aberto ao público diariamente, com a capela, o altar, a imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus, vamos ainda aproveitar as edificações para uma escola que vai atender as crianças dos loteamentos nas proximidades. Será o Espaço Comunitário Mãe de Deus”, afirma a prefeita Helena Hermany. O encaminhamento final para o impasse ocorreu em reunião na última terça-feira, 17, com a participação do promotor de Justiça Especializada, Érico Barin, das irmãs da congregação, acompanhadas de advogados, do procurador-adjunto do Município, Rogério Pinheiro Machado, e do secretário municipal de Educação, João Miguel Wenzel.
LEIA MAIS: Devotos não concordam com alteração na área do Santuário de Schoenstatt
Publicidade
Conforme o procurador-adjunto, a Prefeitura irá indenizar a entidade privada responsável pelo Santuário pelas benfeitorias construídas no local. As irmãs comprometeram-se a doar um altar com uma imagem semelhante à que existia na capela. Elas também não irão sair de Santa Cruz e encontrarão um local adequado para instalação de forma definitiva do Santuário. “A indenização é possível, pois as edificações não foram custeadas pelo Município. Assim, foram feitas três avaliações dos valores das benfeitorias, e a de menor orçamento foi escolhida, R$ 1,8 milhão. A Prefeitura irá utilizar recursos do Fundeb da Educação para quitar, já que o espaço vai receber uma escola. A abertura deste crédito especial ainda precisa passar pela Câmara de Vereadores”, disse Pinheiro Machado. O projeto já está na pauta da sessão da próxima segunda-feira, 23.
O secretário João Miguel Wenzel agradeceu a prefeita e a gestão por valorizar mais uma vez a Educação. Em um primeiro momento, será instalada uma escola de Educação Infantil, para alunos de 0 a 5 anos. “As crianças e famílias dos loteamentos próximos ao Santuário não vão mais precisar atravessar a BR-417 para ir até a escola. Terão ali um atendimento qualificado. Vamos nos próximos dias, com nossa equipe da Secretaria e também de engenheiros da Prefeitura, começar a analisar quais são as adequações necessárias nos prédios, para iniciar com as atividades no próximo ano letivo”.
LEIA MAIS: Área do Santuário de Schoenstatt deve se tornar complexo voltado ao ensino público
Publicidade