No próximo domingo, 27, o Distrito de Santo Amaro do Sul, de General Câmara, receberá o evento “Santo Amaro em Portugal”. A festividade terá início às 15h30 e seguirá com diversas atividades até o início da noite. O evento vai ocorrer em frente à igreja e é alusivo aos 270 anos do povoamento açoriano no Rio Grande do Sul.
A diretora de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura de General Câmara, Leila Fraga, salienta que Santo Amaro do Sul é uma vila histórica que oferece registros sobre quando os açorianos chegaram ao Brasil. Além disso, a cidade de General Câmara começou a surgir pelo distrito de Santo Amaro. “A primeira edição do evento foi em 2019. A gente trouxe um pouco da história de Portugal para Santo Amaro. Os açorianos chegaram ali primeiro e o objetivo era realizar um resgate da história. Em 2020 e 2021 não tivemos a festa devido à pandemia, e agora estamos fazendo evento alusivo aos 270 anos do povoamento açoriano no Estado”, explica.
Leila completa que no domingo o Alma Lusitana, grupo do Rio Grande do Sul que canta músicas portuguesas, estará presente. “Será em torno de uma hora e 30 minutos de música. Como a gente quer resgatar a história, também terá um grupo de danças, que vem de Viamão, e mais grupos das escolas que fazem um trabalho no município para cultivar a cultura açoriana”, frisa. Além das apresentações, haverá desfile temático e bancas com comidas típicas, como o peixe na telha, o pão dos deuses e o pastel de nata. O evento é gratuito.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cisne Branco volta à região na festa de Santo Amaro
O distrito de Santo Amaro do Sul foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O conjunto histórico, formado pela praça e mais 14 prédios, continuou quase intacto até os dias de hoje, com seu casario típico da cultura portuguesa e sua importante igreja dominando a paisagem.
Marcada pela arquitetura colonial portuguesa, a vila é um dos mais significativos conjuntos urbanos de origem portuguesa no Estado. Em 1970, locais da vila foram usados como cenários para o filme Um Certo Capitão Rodrigo, baseado na trilogia O tempo e o vento, do escritor gaúcho Erico Verissimo, que reúne ficção e história. Muitas edificações que compõem o conjunto tombado tiveram importantes funções no passado e serviram de moradia para personagens históricos.
Publicidade
15h30 – Início
16 horas – Apresentações artísticas
17h30 – Apresentação do Grupo de Danças Rancho Folclórico
18 horas – Desfile temático
18h30 – Show com Alma Lusitana
Obs.: em caso de chuva, o evento será reagendado.
LEIA OUTRAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.