O Hospital Beneficente Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre, realizou procedimento inédito na região Centro Serra no último dia 8, ao fragmentar e remover cálculos renais de um paciente através da nefrolitrolipsia percutânea. A técnica, bastante comum em municípios de médio e grande porte, foi utilizada graças ao material adquirido recentemente pela casa de saúde e também ao treinamento da equipe médica.
O médico Vaner Aguiar Xavier, do corpo clínicio do Hospital, explicou que o procedimento evita que o paciente tenha que fazer uma cirurgia aberta, onde o corte para a retirada da pedra pode chegar a até 20 centímetros. “Nada mais é do que um raio-x dinâmico. É visualizada a pedra através de um tubo por uma microcâmera e fragmenta ela com alguns aparelhos. Para isso, os pacientes precisam antes passar por uma anestesia geral, para que não tenha qualquer movimentação durante a técnica”, salienta.
Xavier, que deu entrevista ao programa Giro Regional na manhã desta terça-feira, 14, conta que, antes do Hospital disponibilizar a nefrolitrotripsia, pacientes com cálculos renais grandes eram deslocados para outros municípios, como Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Ijuí. “Graças a Deus conseguimos aqui na região os equipamentos para resolver a maioria dos problemas. Para todo cálculo maior que necessitar de uma remoção, teremos equipamentos necessários e uma equipe treinada para realizar esse procedimento”, comemora.
Publicidade
Além de Xavier, participaram da cirurgia os médicos Jorge Seitenfus e Dunay Antunes de Oliveira, a instrumentadora Roselene Bernardy, enfermeira e técnicas de enfermagem.
This website uses cookies.