A maioria dos santa-cruzenses entrevistados em uma pesquisa sobre intenção de compras pretende pagar à vista os presentes para o Dia das Mães. O levantamento feito pelas pesquisadoras Vonia Engel e Giovana Goretti entre 20 e 30 de abril e nos dias 1º e 2 de maio mostra que 60,4% das 273 pessoas ouvidas em Santa Cruz do Sul desejam pagar à vista e em dinheiro, enquanto 34,9% pretendem usar o cartão de crédito. Entre os que devem lançar mão do cartão, 84,1% informaram que vão pagar as compras no máximo em três vezes. Ninguém falou no uso de cheques.
A intenção de comprar os presentes à vista ou em poucas parcelas surpreendeu as pesquisadoras. Antes de ir às ruas, elas imaginavam que a opção pelo parcelamento seria citada mais vezes, o que não aconteceu. Ambas acreditam que os consumidores estão mais conscientes e pretendem ficar livre de endividamento em um ano instável. “As pessoas estão tendo o cuidado de observar a economia e se comportar conforme essa economia”, avalia Vonia. É justamente a instabilidade, sobretudo em relação ao emprego, que têm inibido a opção por mais parcelas.
Entre os participantes da pesquisa, 52,9% pretendem gastar R$ 100,00 ou mais na compra dos presentes e 19,1% querem gastar até R$ 50,00. Na relação com os gastos do ano anterior, 44% dos entrevistados responderam que desejam investir a mesma quantia em relação ao ano passado, 37,7% querem gastar mais este ano e 15% disseram que vão destinar menos dinheiro para os presentes de Dia das Mães do que em relação a 2014.
Publicidade
Publicidade