Categories: Regional

Santa-cruzenses vão a Abu Dhabi para mundial de robótica

Os jovens santa-cruzenses Theodoro Flores Cardoso, 20 anos, e Guilherme Luis Rabuske, 19, representarão o Brasil na WorldSkills Competition 2017, na Ocupação de Robótica Móvel. O torneio internacional, que definirá o campeão mundial na área, ocorrerá de 15 a 18 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Os dois foram classificados em agosto de 2016, quando conquistaram o ouro para o Rio Grande do Sul na seletiva para o mundial, realizada em Vila Velha (ES). Desde então, estão em intenso treinamento para a competição. 

A preparação para o torneio internacional começou na escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Santa Cruz do Sul ainda em 2016. A partir de janeiro deste ano, passou a ser realizada também num centro de treinamento integrado em Brasília. A dupla parte para Abu Dhabi em 10 de outubro. Até lá, segue em Brasília treinando de dez a 14 horas por dia visando a conquista do título de campeão mundial em Robótica Móvel.

Maior competição de educação profissional do mundo, segundo o Senai, a WorldSkills reúne competidores das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul, em diferentes modalidades. Para o torneio internacional de Robótica Móvel, os competidores precisam fazer o desenvolvimento, a montagem e a programação de um robô que, na competição, deverá ser programado para, num circuito pré-estabelecido, de forma autônoma e num determinado tempo, executar uma tarefa que será definida pelos organizadores.

Publicidade

No treinamento, a dupla está montando o robô. Os instrutores são docentes do Senai/RS e especialistas da área. O Senai/RS tem competidores buscando título para o Brasil em quatro modalidades na edição deste ano da competição internacional: Robótica Móvel, Joalheria, Tecnologia de Mídia Impressa e Mecatrônica. 
“Ter alunos da nossa escola Senai participando da WorldSkills nos mostra que estamos no caminho certo na oferta de ensino técnico profissionalizante”, destaca o gerente de Operações do Senai de Santa Cruz, Daniel Machado.

Esforço e dedicação

Theodoro Cardoso e Guilherme Rabuske ingressaram no Senai em 2014, no curso de aprendizagem na área de eletricidade, e a partir daí conheceram a Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional promovido pelo Senai, e a WordlSkills. Cardoso soube das competições no mesmo ano e ficou com vontade de participar. Como já não era possível, em 2015 começou a se preparar. 

Publicidade

Pelo fato de a competição ser em duplas, convidou Guilherme Rabuske, que era seu colega de curso, e os dois acabaram sendo escolhidos para representar o Rio Grande do Sul na seletiva nacional para o mundial. Após mais um ano de treinamento e muito aprendizado, como destacou Cardoso, eles foram selecionados para representar o País na WorldSkills 2017. Os dois rapazes atribuem a classificação ao esforço e dedicação em todo o processo. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.