ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Santa-cruzenses recebem homenagem no Troféu Visibilidade Trans

Cinquenta personalidades receberam premiações por ações desenvolvidas no Estado | Foto: Gleison Ló/Ascom SJCDH

Nessa segunda-feira, 29, data que marcou o Dia Nacional da Visibilidade Trans, foi realizada no Teatro Renascença, em Porto Alegre, a primeira edição do Troféu Visibilidade Trans Verônica Oliveira. A iniciativa premiou 50 personalidades trans e travestis pelas ações de cidadania desenvolvidas para promover o respeito à diversidade e a visibilidade da pauta no Rio Grande do Sul em 2023. Dessa forma, entre os homenageados estiveram os santa-cruzenses Nicolly Mikaelly Lisboa e Valentin Ourives de Vargas.

A premiação é uma iniciativa do governo do Estado, por meio do Departamento de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o apoio da ONG Igualdade RS e da Prefeitura de Porto Alegre. Já a escolha dos homenageados ocorreu por meio de votação nas redes sociais da SJCDH, assim como indicações da ONG Igualdade RS, de gestores municipais da política LGBT e do Departamento de Diversidade e Inclusão.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Mutirão orientou comunidade trans sobre retificação de pronome e gênero em Santa Cruz

Publicidade

A programação contou, além das homenagens, com diversas apresentações artísticas e a presença de lideranças da pauta LGBTQIA+. Entre elas, a secretária-adjunta da Cultura, Gabriella Meindrad, que se emocionou com o momento. “Hoje estão aqui inúmeras mulheres trans que deram impulso para eu me assumir e acreditar em meus sonhos, dizendo sempre que eu, enquanto mulher trans, posso ocupar um cargo de secretária, de gestora pública, e que posso ser o que eu quiser”, declarou.

Na primeira edição, o prêmio relembrou a ativista Verônica Olivera, atuante da causa LGBT em Santa Maria e assassinada em dezembro de 2019.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Visibilidade trans: luta por direitos acontece durante o ano inteiro

Publicidade

Reconhecimento por ações sociais

Uma das vencedoras do prêmio, a santa-cruzense Nicolly Lisboa ficou contente assim que soube do reconhecimento. “Orgulho me define de ser a primeira mulher trans do Vale do Rio Pardo a receber o Troféu Visibilidade Trans e uma linda homenagem de reconhecimento pelos meus trabalhos sociais”, afirma. Além disso, ela também exalta a importância da mulher trans negra e periférica ocupar espaços na comunidade e outros locais, levando comunicação, respeito e igualdade.

Nicolly se define como “uma grande porta-voz às pessoas excluídas e menos beneficiadas da comunidade”. Entre suas atuações que renderam o troféu, estão ações beneficentes com crianças em datas comemorativas, como Dia das Crianças e fim de ano. Ela também realiza a doação de material escolar para os pequenos mais carentes. Já com outras mulheres trans, a santa-cruzense trabalha as induzindo ao auto-conhecimento por meio de palestras, assim como auxilia com documentação, alimentação e lares fixos.

Santa-cruzense Nicolly Lisboa foi uma das 50 personalidades homenageadas
Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

© 2021 Gazeta