Santa Cruz do Sul

Santa-cruzenses recebem distinções na maior competição mundial de profissões técnicas

Os jovens Matheus Kern Eichherr e Matheus Maus Gassen, do curso técnico em eletroeletrônica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Santa Cruz, receberam a medalha de excelência pela participação na 47ª WorldSkills. Eles competiram na ocupação de Robótica Móvel e conquistaram a distinção por atingir pontuação acima da média internacional na modalidade. O evento ocorreu de 10 a 15 de setembro no Eurexpo, o maior parque de exposições da França, na cidade de Lyon.

Conforme o diretor do Senai Santa Cruz, Daniel Machado, os dois receberam a tarefa e de forma antecipada puderam desenvolver o projeto e as peças para o robô ainda no Brasil. A montagem e operação do equipamento, contudo, foram realizadas no local. Nesta edição, a ocupação de Robótica Móvel tinha como temática a agricultura. Dessa maneira, o robô precisou ser preparado para executar ações como preparação do solo, semeadura, irrigação e colheita, entre outras.

LEIA TAMBÉM: Parque da Oktoberfest terá acesso limitado devido à preparação da Festa da Alegria

Publicidade

O Brasil voltou da 47ª World Skills com oito medalhas – uma de ouro, quatro de prata e três de bronze –, além de 27 medalhas de excelência. O País terminou na segunda colocação no ranking de soma de pontos, atrás somente da China. A Eurexpo reuniu 1,4 mil participantes de 69 países. A delegação brasileira, formada por 64 alunos e ex-alunos do Senai e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), disputou 56 das 59 ocupações.

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Cláudio Bier, acompanhou a equipe. “O evento surpreende por seu tamanho, beleza e presteza”, ressalta. Além de Eichherr e Gassen, Eduarda Gabriela Menegotto e Mateus Gabriel Hildebrand (Mecatrônica) e Enrique da Silva Silveira (Sistemas Dry Wall) representaram o Senai/RS e receberam a distinção de excelência.
Para representar o Brasil no mundial, todos passaram por uma rotina de treinamentos intensa. Além disso, venceram as seletivas regionais e nacional.

Saiba mais

A WorldSkills, maior competição mundial de profissões técnicas, testa habilidades individuais e coletivas de jovens de até 25 anos recém-formados ou que cursam a educação profissional. Durante as provas, eles realizam uma série de tarefas de alto nível técnico e dentro de padrões internacionais de qualidade. 

Publicidade

“Os maiores méritos da competição são mostrar o caminho da educação profissional para os jovens e o quanto um ensino próximo da empresa e do mercado de trabalho tem condição efetiva de transformar vidas”, afirma o diretor-geral do Senai e delegado oficial do Brasil na WorldSkills, Gustavo Leal. 

Criado em 1950, o torneio é uma oportunidade de os países prepararem instituições de ensino e força de trabalho para as novas tecnologias, visto que as ocupações e provas são regularmente atualizadas. O Brasil teve a primeira participação em 1983 e é uma das referências na competição.

Na Rússia, em 2019, a delegação, formada por 63 competidores, conquistou terceiro lugar no ranking geral de soma de pontos e 13 medalhas: duas de ouro, cinco de prata, seis de bronze e 28 certificados de excelência. Neste ano, além dos oito pódios e 27 medalhas de excelência, o País ficou na segunda colocação da soma de pontos, atrás da China e seguido por França, Taiwan e Índia.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.