Santa-cruzenses realizam filme com o Consulado da Holanda

Uma equipe de santa-cruzenses está envolvida na produção de um documentário com patrocínio do Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo. O curta-metragem realizado pela produtora audiovisual Pé de Coelho Filmes cria uma ponte entre a arte de rua de Santa Cruz do Sul e a da Holanda, retratando a importância do graffiti enquanto uma manifestação cultural das cidades. A obra conta com a participação do artista local Rodrigo de Almeida, conhecido como Digo, e tem parceria com um grande museu holandês.

O projeto foi contemplado na chamada pública do Consulado Geral do Reino dos Países Baixos intitulada “Conexões culturais, Cidades habitáveis” e conta com a gestão de Andriano A. Felippe Alves. “No início deste ano, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos lançou uma chamada pública para disponibilizar fundos para projetos culturais no Brasil. A intenção era apoiar projetos que pudessem contribuir para a qualidade de vida nas cidades, com o foco no tema cidades habitáveis. Foi uma grande satisfação poder atuar nesse projeto”, explica Andriano.

LEIA TAMBÉM: Festival Santa Cruz de Cinema: um evento que ingressa no cenário nacional

Publicidade

O filme documental, que está em fase de finalização, se chama Eu, Tibano e apresenta a relação que o artista Rodrigo Almeida, natural de Santa Cruz do Sul, tem com o graffiti. Digo conta que recebeu com animação o convite para participar da iniciativa. “É uma perspectiva de intercâmbio, da arte sendo elevada de uma forma que achei que seria muito importante para Santa Cruz.” Para ele, a participação no projeto oferece uma chance de mudar a visão marginalizada que existe sobre o graffiti, além de dialogar com a arte holandesa.

Para Almeida, é importante acessar um país de primeiro mundo, bem desenvolvido, onde o graffiti já acontece de outras formas, com qualidade e estrutura, além de ter reconhecimento cultural e artístico. “É importante o mundo reconhecer que em uma cidadezinha do interior, de cultura germânica, há uma resistência e uma persistência nossa em não desistir. Vamos continuar ocupando nossos espaços, dialogando com a comunidade, trazendo outras ideias e perspectivas que tem a agregar e embelezar”, declarou. “É o graffiti fazendo seu papel, e eu como artista conseguindo alcançar e levar de Santa Cruz para o mundo essa arte que respira verdade, eu como pessoa, como artista, como ser humano, como homem preto que luta diariamente para ocupar e conseguir seus espaços.”

O artista visual Tymon de Laat, da Holanda, também foi entrevistado para o documentário, criando um paralelo entre as manifestações artísticas dos dois países retratados. Além dessa participação, o filme conta com parceria do Museu Straat de Amsterdã, que é o maior museu de arte de rua do mundo e recentemente conquistou o prêmio de melhor museu da Holanda. Representando o Straat, o curador David Roos falou a respeito da cena da arte de rua em Amsterdã em entrevista, estabelecendo uma importante conexão para a obra.

Publicidade

Gravações em Santa Cruz

Algumas gravações do filme aconteceram em Santa Cruz do Sul, e como parte da narrativa foi criado um graffiti, de autoria de Digo Almeida. A obra foi realizada em um dos muros laterais do Cazco Hostel, localizado na Rua Venâncio Aires.

“Foi muito incrível construir esse filme e aprofundar no graffiti enquanto manifestação cultural. Assim que ele estiver finalizado, nosso desejo é inscrever em festivais de cinema nacionais e internacionais, para que possa levar a arte de rua de Santa Cruz do Sul para diversas regiões do mundo”, reforça o sócio da Pé de Coelho Filmes e diretor do documentário, Diego Tafarel.

O documentário, que ainda não teve a data de lançamento divulgada, terá mais informações liberadas nas próximas semanas através do perfil @eutibanodoc no Instagram.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Documentário celebra o Dia da Consciência Negra

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.