A partir da noite desta sexta-feira, 2, até o fim de domingo, uma multidão de profissionais de diferentes áreas estará envolvida com a agência espacial norte-americana, a Nasa. O Space Apps Challenge 2020 busca encontrar soluções para os problemas cotidianos, a partir do conhecimento coletado nas pesquisas e missões espaciais da Nasa. O evento contará com dois mentores de Santa Cruz do Sul, convidados especialmente para esta edição.
O administrador Guilherme Souza e o professor de informática Luiz Henrique Rauber Rodrigues estão na lista de mentores conectados no desafio de 2020. Eles irão ajudar as equipes no desenvolvimento de seis tarefas propostas pela Nasa. “Trata-se de uma maratona de inovação e conhecimento. Profissionais de todas as áreas participam. Este será o meu programa de fim de semana”, conta Souza.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: meteoro iluminou noite no Estado e explodiu a 22 km de altitude
Publicidade
Luiz Henrique Rauber Rodrigues é professor de informática no Senac de Santa Cruz do Sul e doutorando na Unisc. Segundo ele, o Nasa Space Apps Challenge é um evento anual que, antes da pandemia do novo coronavírus, ocorria de maneira presencial. No Brasil, a maratona estava programada para ser em São Paulo. “É um evento plural em pensamento, aberto para quem tem ideias diferentes, com pessoas de áreas diversas”, define.
Os dois foram indicados pela coordenação brasileira da maratona da Nasa. Pelos próximos três dias, irão acompanhar o desempenho das equipes, que terão acesso ao conhecimento da agência espacial norte-americana. “Serão seis tarefas e mais outras subtarefas. É o momento de aproveitar o conhecimento da Nasa para pensar alternativas aos problemas cotidianos”, recomenda Guilherme Souza. De acordo com ele, na edição do ano passado, 29 mil participantes estiveram reunidos em torno das tarefas ao redor do mundo.
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Nasa Space Apps Challenge 2020 será todo digital. Tanto os grupos quanto os mentores estarão conectados pela plataforma do evento na internet. “Temos a possibilidade de entrar nas salas e ver o desempenho de cada uma das turmas inscritas”, acrescentou Rodrigues.
Publicidade
Saiba mais
O Space Apps inspira colaboração, criatividade e pensamento crítico, estimula o interesse pela Terra, pela ciência e pela exploração espacial, e incentiva o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers e engenheiros.
O Space Apps é gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra – Diretoria de Missão Científica, na sede da Nasa, em Washington, nos Estados Unidos.
Publicidade
Em 2019, dos seis desafios propostos pela Nasa, o Brasil foi campeão na categoria Melhor uso de hardware: a solução que exemplifica o uso mais inovador de hardware. A equipe Cafeína, de Salvador, na Bahia, criou um sistema de coleta de resíduos de plástico no oceano por meio de corrente eletrostática, que atrai e direciona o lixo para um equipamento que seria instalado nos inúmeros navios que viajam pelos oceanos.
LEIA TAMBÉM: Nasa anuncia programa para levar primeira mulher à Lua em 2024
Publicidade
This website uses cookies.