Santa Cruz do Sul

Santa Cruz melhora em meio ambiente, saúde, segurança e governança, aponta levantamento

As empresas Urban Systems e Necta, que atuam no setor de consultoria e tecnologia, divulgaram o Ranking Connected Smart Cities 2022, que aponta o desempenho das cidades com mais de 50 mil habitantes em 11 quesitos. Com base nas informações adquiridas, os municípios recebem notas.

De acordo com o levantamento, cinco gaúchos estão entre os 100 maiores: Porto Alegre, Lajeado, Canoas, Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Nos itens avaliados, os santa-cruzenses melhoraram em meio ambiente, saúde, segurança e governança; pioraram em tecnologia da inovação, mobilidade urbana, urbanismo, energia, economia, educação e empreendedorismo.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aponta que micro e pequenas indústrias estão otimistas

Publicidade

Dentro dos 100

Em 2021, o Ranking Connected Smart Cities colocou Santa Cruz do Sul entre os 100 melhores no país em dois quesitos: tecnologia da inovação, na posição 66, e mobilidade urbana, na 100. Agora, o primeiro item passou para 91, sendo o único em que o município ainda aparece na lista, e o segundo ficou de fora.

Pontos bem positivos

Apesar de não aparecer entre os 100 no item economia, Santa Cruz do Sul tem um dado bem positivo, que é a independência do setor público. Atingiu 92,34%. Na educação, pelo menos 19,2% dos empregos formais são ocupados por pessoas com Ensino Superior. Na saúde, o índice de mortalidade infantil é 3,4 óbitos para cada mil crianças nascidas vivas – a média brasileira é de 24,7. A governança aponta R$ 1.457,30 de investimento per capita na área da saúde e mais R$ 854,94 na educação. Na área de tecnologia da inovação, mesmo reduzindo um pouco a pontuação, há um dado bem positivo. A cobertura 4G chega a 91,7%.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.