A 33ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul está quase chegando: ela ocorrerá de 1º a 7 de setembro. O evento cultural ajuda os talentos locais a ganharem cada vez mais espaço nas estantes e nos palcos do município e da região. Um desses nomes é Vicente Melchior Landim, de apenas 9 anos de idade. O menino, que estuda na Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, é o autor de Meu amigo monstro, publicado pela Editora Vírtua.
Será na Feira do Livro o lançamento oficial da primeira obra de Vicente. Meu amigo monstro estará à venda no estande da Livraria Zum. O menino conta que a ideia de publicar o próprio livro surgiu porque sempre teve acesso a várias outras publicações. “Quando aprendi a escrever, eu comecei a criar histórias que poderiam ser publicadas”, diz.
LEIA TAMBÉM: Avança montagem da estrutura da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz
Publicidade
Segundo Vicente, a história fala sobre uma amizade diferente entre um menino e um monstro. O pequeno escritor estará na 33ª Feira do Livro no sábado, 3, e no domingo, 4. “Minha expectativa é de que todos comprem meu livro, que gostem e que tenha fila bem grande para autografar”, frisa. Vicente adianta que já tem nova história para ser publicada, mas ainda faltam as ilustrações.
Incentivo no ambiente familiar e também a partir da escola
Vicente é filho de Márcia Regina Melchior Landim e Cássio Fernando Landim. Orgulhosa, Márcia explica que o casal sempre foi incentivador da leitura. “Somos grandes leitores, e o Vicente acompanhou todo o curso do meu mestrado e também do doutorado. Quando eu estava em casa com ele, estava sempre rodeada de livros e cadernos e ele ali do lado com os livrinhos, desenhando, lendo, inventando histórias do jeito dele. Ele era bebezinho, com 2, 3 aninhos. Foi uma coisa natural”, relembra.
LEIA TAMBÉM: Programação oficial da 33ª Feira do Livro de Santa Cruz é lançada; confira
Publicidade
A mãe do escritor ressalta que Vicente espera uma grande fila para autógrafos. “A gente vivencia isso de conhecer outras feiras da região, de entrar na fila para pegar um autógrafo. Então, ele quer que aconteça isso com ele também.” O ambiente escolar igualmente é essencial no processo criativo de Vicente. Na escola de turno inverso que o menino frequenta, os alunos participaram do projeto Super Autor, que foi de onde saiu a ideia de publicar a primeira história escrita por ele. O trabalho desenvolvido na Ernesto Alves também colabora muito para a divulgação do livro de Vicente.
Márcia ainda salienta a importância de o filho ser uma inspiração para outras crianças. “Eu acho interessante o fato de uma criança ter um livro publicado e poder divulgar isso em uma feira, que é visitada por escolas, e ser uma referência para outras crianças”, cita. “Como professora, eu vejo que eles precisam de referências. Quando eles veem um autor da idade deles que produziu um livro, esse autor acaba servindo de inspiração para as crianças. Às vezes falta esse pequeno empurrãozinho.”
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!