O patinador do Clube XLise de Patinação, o santa-cruzense Carlos Radtke, de 26 anos, está a um passo de um momento importante da sua carreira: a participação no Panamericano de Patinação, em Bogotá (Colômbia), e do Campeonato Mundial, na França. As duas competições ocorrem nos próximos meses – respectivamente em setembro e outubro.
E, para tanto, a preparação tem sido intensa. Há cerca de um mês, Carlos treina na Itália junto com o treinador Raffaello Melossi em busca da melhor condição técnica e física. “Estou correndo atrás dos meus objetivos. Quero chegar às duas competições numa boa condição física e técnica e com possibilidade de conseguir desempenhar o meu melhor”, observa Radtke. Na carreira, ele guarda boas recordações das participações em Mundiais – entre 2006 e 2014 participou oito vezes. Quando era da categoria júnior conquistou duas vezes medalha de bronze na modalidade combinado.
LEIA MAIS
Publicidade
Para intensificar os treinos, viajou há cerca de um mês para a Itália. Em Santa Cruz teria dificuldades de se preparar de forma ideal pela falta de um espaço mais adequado, pois o Poliesportivo estava ocupado com muitas atividades.
Além das duas competições neste segundo semestre, Carlos Radtke também está de olho nos Jogos Pan-americanos do ano que vem, em Lima, no Peru. A vaga na competição está em aberto e alcançar a sua participação na competição é o seu grande objetivo. Nas três últimas competições, no Rio de Janeiro em 2007, em Guadalajara em 2011 e em Toronto em 2015, a patinação masculina brasileira foi medalha de ouro com o lajeadense Marcel Stürmer.
Publicidade
“Seria um grande sonho poder representar o País nesta competição, ciente da responsabilidade que é substituir o grande campeão Marcel. Mas também conheço a minha capacidade e entendo que se estiver no meu melhor momento, será a vez da Confederação me indicar para esta competição”, citou.
Depois de um ano sabático em 2016, quando se formou em Fisioterapia, Carlos Radtke retomou sua carreira no ano passado, quando conquistou o título nacional de patinação em Brasília. Para as competições deste ano e também dos Jogos Pan-americanos, ele busca patrocínio. Para a Itália, o atleta bancou sua viagem e alimentação, enquanto permanece hospedado na casa do treinador italiano.
“Estamos atrás de patrocínio. Realizamos uma mobilização em termos de rifa entre os familiares dos patinadores do Clube XLise, mas o ideal é contarmos com a ajuda de alguma empresa ou entidade”, explica a treinadora brasileira, Fabiane Helena Knak. Ela salienta que qualquer ajuda é bem-vinda para que o atleta possa buscar um bom resultado nos campeonatos deste ano e focar a sua preparação para os Jogos Pan-americanos do ano que vem.
Publicidade
Participação em Mundiais
- 2006 – Espanha
- 2008 – Taipei
- 2009 – Alemanha
- 2010 – Portugal
- 2011 – Brasil
- 2012 – Nova Zelandia
- 2013 – Taipei
- 2014 – Espanha
This website uses cookies.