Santa Cruz do Sul

Santa-cruzense se classifica para etapa global de competição de empreendedorismo

O jovem santa-cruzense Natã Vargas, fundador e CEO da LimbX, startup voltada à construção de próteses para braços e mãos, será um dos quatro representantes da América Latina na etapa mundial do Global Student Entrepreneur Awards (GSEA), uma das principais competições de empreendedorismo jovem do mundo. A fase, que contará com representantes de diversas partes do globo, será realizada na Cidade do Cabo, na África do Sul.

A etapa da América Latina foi disputada na última quinta-feira, 7, na Cidade do México, entre 12 candidatos. Natã havia conquistado a classificação após ter sido um dos vencedores das etapas estadual, em janeiro, e nacional, em fevereiro. Ao longo de todas as fases, a competição reuniu 800 participantes só entre os países latino-americanos. O santa-cruzense estava no México junto a outros dois jovens empreendedores brasileiros. Além deles, havia representantes de países como Colômbia, México, Porto Rico e El Salvador.

LEIA MAIS: Jovem santa-cruzense representará o Brasil em competição internacional de empreendedorismo

Publicidade

Dividida em duas fases, a competição da última quinta começou com um pitch (apresentação resumida da empresa) dos 12 candidatos. Destes, seis foram escolhidos para a etapa seguinte. Na final, tiveram novamente de apresentar sua startup, sendo eleitos quatro participantes para se classificarem à etapa global. Natã ficou em segundo lugar, atrás do projeto do colombiano Thomas Saad. Com isso, se tornou o primeiro brasileiro desde 2018 a ir para a fase mundial.

Ele conta que a participação na competição foi atrapalhada por uma série de dificuldades. “No momento que eu recebi o segundo lugar, eu chorei demais, porque realmente foi muito difícil. Eu superei vários obstáculos para conseguir chegar até ali, porque não era para eu estar no México, estava tudo dando errado, tudo indo na direção contrária, e acabou dando certo”, diz, emocionado.

LEIA MAIS: Empresa santa-cruzense desenvolve mão robótica

Publicidade

Natã avalia que isso intensifica o seu propósito pessoal e o propósito da LimbX, visto que o GSEA considera tanto a história da empresa quanto o negócio em si. “Foi muito bom porque agora a LimbX está aparecendo em outros países, a LimbX está se tornando internacional. Agora a gente tem contatos de mentores, de empreendedores de outros países, a gente acabou ficando conhecido, isso é muito bom. E a empresa tem só nove meses, então isso é muito bom mesmo”, comenta.

Dificuldades

Apesar de a viagem até o México ter sido paga pela organização do GSEA, Natã encarou uma série de dificuldades para chegar lá. Ele relata que teve o visto mexicano negado duas vezes, tendo de recorrer a deputados e ao Itamaraty para garantir sua participação. “Eu tive que ir duas vezes a Brasília, gastar um dinheiro que eu não tinha, e depois foi aprovado”, revela.

LEIA TAMBÉM: Ajesc promoveu na quinta a primeira reunião do ano

Publicidade

Ele teria de emendar uma das viagens a Brasília com a ida ao país onde ocorreria a etapa da América Latina. Ele havia chegado às 23 horas de terça-feira, 5, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e embarcaria a São Paulo às 5 horas de quarta, 6. Porém, ao chegar à capital gaúcha, onde sua mãe o aguardava com as malas, o santa-cruzense descobriu que o voo havia sido cancelado.

“Fiquei desesperado e liguei para a organização, liguei para todo mundo para tentar remanejar, mas não tinha nada disponível. A companhia aérea me informou que eu só ia chegar no dia seguinte, depois da competição, então não ia ter como”, relata. No fim, conseguiram um novo voo, que chegaria à Cidade do México às 3 horas da madrugada do dia da competição.

LEIA TAMBÉM: Maioria é contra proibição de cigarros eletrônicos no Brasil, revela consulta da Anvisa

Publicidade

No entanto, no novo voo, ele ainda acabou tendo a mala extraviada. Até a tarde desta segunda-feira, 11, ele ainda não havia conseguido a bagagem de volta. “O bom é que eu tava levando junto um cabide com meu terno, então eu tinha roupa para poder utilizar lá, e o meu sapato estava dentro da mochila”, conta. Ainda, durante o evento, o celular e o notebook de Natã acabaram estragando. “Quando falaram meu nome, no momento eu chorei, porque fez tudo valer a pena. Todos os desafios, não só durante a viagem, mas também todos os desafios que a gente teve como empresa e como empreendedor, valeram a pena”, revela.

Programa no Disney+

Com a participação na etapa mundial do GSEA, Natã também terá a oportunidade de participar da terceira temporada de um programa de televisão americano, transmitido pelo serviço de streaming Disney+, intitulado Start It Up. “É bem legal, como aquelas competições que a gente sempre vê na TV, em filmes. Estou bem animado, bem motivado com isso”, comemora o jovem.

LEIA TAMBÉM: Após perder a perna em acidente, santa-cruzense faz sucesso como DJ e toca junto com Alok

Publicidade

A primeira reunião entre Natã e a produção do programa ocorreu nessa terça-feira, 12, e as gravações também devem começar em breve. “É possível que as gravações sejam feitas até aqui em Santa Cruz mesmo, e depois lá na Cidade do Cabo”, revela o santa-cruzense. O programa é transmitido em diversos países, mas não no Brasil. Ainda assim, é possível encontrar material relacionado no YouTube.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.