Em reconhecimento ao trabalho de fomento à língua alemã, a professora santa-cruzense Lissi Iria Bender Azambuja vai receber o prêmio Distinção Imigração Alemã RS 2016. A homenagem acontece dentro da solenidade em comemoração aos 192 anos da vinda dos primeiros colonizadores alemães para o Brasil. O evento é realizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil e pela Comissão das Comemorações da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul e acontece na próxima segunda-feira, às 19h30min, no Centro Cultural 25 de Julho, em Porto Alegre.
A escolha da data da homenagem se deu por conta da comemoração da passagem do grupo pioneiro, composto por 39 imigrantes alemães, por Porto Alegre. Uma semana depois, chegariam em São Leopoldo, em 25 de julho de 1824. Santa Cruz do Sul também ocupa lugar de destaque dentro da história da imigração alemã no Estado, pois foi o local que inaugurou a segunda fase, promovida, então, pelo governo da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul.
Essa é a primeira vez que uma personalidade do Vale do Rio Pardo é lembrada. Lissi será a representante do interior do Estado, pela importância e identificação do seu trabalho em prol da cultura alemã, pela autoria de livros didáticos e atuação em programas de rádio. Ela foi eleita de forma unânime por entidades e membros da comissão organizadora.
Publicidade
Para a santa-cruzense, ter o trabalho de sua vida reconhecido é motivo de felicidade. Segundo Lissi, o objetivo de seus estudos, livros e encontros com interessados no assunto, é a valorização e a preservação do legado dos alemães, presente no idioma. “A Língua Alemã faz parte da identidade de Santa Cruz; é patrimônio imaterial da cidade”, observa. Lissi acredita que apostar no idioma é mais uma forma de fomentar o desenvolvimento social, cultural, econômico e turístico do município.
Em anos anteriores, a premiação Distinção Imigração Alemã RS já homenageou senadores, historiadores, professores, religiosos, empresários. Além de Lissi, será premiado o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e professor da Unisinos Vergílio Frederico Perius.
Publicidade
A homenageada
Em seu currículo, a santa-cruzense Lissi Bender tem as funções de professora e subcoordenadora do curso de Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ela iniciou a carreira acadêmica com a graduação em Letras Alemão, Português e Inglês. Posteriormente se tornou pós-graduada em Língua Alemã e em Literaturas de Língua Portugues. Também é mestre em Desenvolvimento Regional, com foco na área sociocultural, e doutora em Ciências Sociais – Antropologia Cultural, pela Universidade Eberhard Karls de Tübingen, da Alemanha. Em sua tese, falou sobre a presença cultural alemã em Santa Cruz do Sul.
Publicidade
This website uses cookies.