Polícia

Santa-cruzense que incendiou casa da ex é preso no Espírito Santo

Um trabalho conjunto entre as polícias civis do Rio Grande do Sul e do Espírito Santo culminou na captura de um homem acusado de ter incendiado a casa de sua ex-companheira em Santa Cruz do Sul. Roberto Luis Moraes, de 49 anos, foi localizado pelas forças de segurança em São Mateus, município que fica no extremo norte capixaba. A investigação no âmbito da violência doméstica foi realizada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Cruz. Detalhes sobre o caso foram mantidos em sigilo pela delegada Raquel Schneider. Ela disse que não iria se manifestar em respeito à Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep), que decidiu não fornecer informações à imprensa em razão da falta de reajuste salarial à categoria.

LEIA TAMBÉM: Celular roubado em assalto na Região Metropolitana é localizado com adolescente em Santa Cruz

Afirmou apenas que a polícia segue trabalhando, mesmo com os salários defasados. No entanto, a reportagem da Gazeta do Sul apurou que o caso teve como pano de fundo uma ocorrência registrada em 26 de novembro de 2023 pela ex-companheira de Roberto. A mulher relatou à polícia estar sendo ameaçada de morte por ele e, em razão disso, solicitou medidas protetivas de urgência, que foram deferidas pelo Poder Judiciário.

Publicidade

Um dia depois, porém, Roberto ateou fogo na residência onde a mulher morava, em Linha João Alves. O imóvel, que era alugado, teve perda total e uma ocorrência de incêndio doloso foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Para os agentes da Deam, o novo fato foi o estopim para solicitar um mandado de prisão. O temor era de que depois de proferir ameaças, descumprir a medida protetiva de urgência e atear fogo na casa da ex-companheira, a próxima ação do homem fosse assassinar a mulher.

Fuga de ônibus

A ordem judicial para a captura foi assinada no dia 30 de novembro de 2023 pelo juiz Assis Leandro Machado, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar de Santa Cruz. Com o mandado em mãos, os policiais fizeram buscas, mas não localizaram o acusado. Descobriu-se depois que ele havia vendido uma motocicleta em Rio Pardo e fugido em um ônibus para Porto Alegre, e da capital do Estado seguiu para São Paulo, e depois Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: quem tem direito a Defensoria Pública gratuita?

Publicidade

A partir disso, em troca interestadual de informações entre o setor de investigações da Deam e a Polícia Civil capixaba, com a apuração de detalhes na investigação, foi montada uma operação para a captura de Roberto Luis Moraes, que ocorreu na última sexta-feira. Ele foi levado para o Centro de Detenção Provisória de São Mateus. Posteriormente, deve ser transferido para o sistema penitenciário gaúcho.

LEIA MAIS SOBRE POLÍCIA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.