A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realizou um evento nessa terça-feira, 18, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista. Por meio do Departamento Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, foram apresentados no Centro Municipal de Atendimento ao Autista (CMA) Girassol dispositivos que podem auxiliar pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
Durante o evento, foi exibido o curta-metragem Eu, Girassol. O filme foi idealizado por Bruno Granata, no curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Nele, Bruno, diagnosticado com transtorno do espectro autista, narra como é viver com essa condição. Além do seu depoimento, estão as falas de César Augusto Hartungs e Isadora Spolti Pazuch, que ajudam a explicar um pouco mais de suas manias e rotinas.
LEIA MAIS: Ferramentas para inclusão de pessoas com TEA são lançadas em Santa Cruz
Publicidade
Conforme Granata, o objetivo da obra foi dar voz e o protagonismo adequado aos autistas. “Percebi que existiam poucos materiais sobre o autismo em adultos. A maioria das vezes se fala sobre as crianças e sempre com um olhar em terceira pessoa. Tentei trazer essa perspectiva em primeira pessoa e fiz questão de encontrar quem também fosse adulto e com um diagnóstico tardio”, afirmou.
Para ele, embora o debate em torno da conscientização esteja em evidência, a visibilidade ainda é pequena. Por isso, datas como essa devem ser aproveitadas. “Precisamos fazer barulho para conseguir mais reconhecimento e com isso mais direitos, melhorando as condições para todos”, afirmou.
Assista ao trailer de Eu, Girassol
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙