Uma jovem santa-cruzense apaixonada por viagens e culturas mundiais está vivendo uma experiência única no Egito. A professora de inglês Sofia Pretzel, de 26 anos, estudante de Relações Internacionais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), está no país para o World Youth Forum, plataforma que integra jovens líderes de diversos países para trocar ideias e buscar novas soluções. A viagem iniciou em 5 de janeiro e ela permanece no país até a semana que vem, retornando na segunda-feira, 17.
A estudante, que se forma em março, conquistou a oportunidade através de um amigo que havia participado do evento em 2019, e a encorajou a se inscrever. Segundo Sofia, são 25 pessoas representando o Brasil, oriundas de diversos lugares: São Paulo, Brasília, Cuiabá, Salvador, Recife, Mato Grosso, Bahia e Rio de Janeiro. Ela é a única gaúcha da comitiva. “É incrível estar aqui representando o Brasil, conhecer outras pessoas de outras culturas e poder compartilhar minha experiência com todos, aprender sobre outros backgrounds e trocar ideias, aproximando nações para encontrar soluções para situações globais”, relata.
LEIA MAIS: Maria Alice recebe o cartão de R$10 mil da Assinatura Premiada
Publicidade
O World Youth Forum é realizado anualmente na cidade egípcia de Sharm El Sheikh, local voltado para o turismo e preparado para receber conferências internacionais. A santa-cruzense relata que o evento é enorme, possui uma boa estrutura e é totalmente pago pelo governo egípcio. O fórum abre a discussão em três vertentes: paz, desenvolvimento e criatividade. Os temas de interesse da juventude internacional norteiam os debates, workshops e painéis onde cada participante compartilha ideias, pontos de vista e experiências. “Eu vim como attendee (participante), então assisto às palestras e consigo interagir com outros brasileiros e pessoas do mundo inteiro, sobre estas questões tão importantes para o mundo hoje”, destaca Sofia.
Esta é a primeira experiência da jovem no Egito e no continente africano. “Estou achando uma oportunidade fantástica, de muito aprendizado, principalmente por imergir na cultura e poder me conectar com tantas pessoas diferentes, mas com o mesmo propósito. Já consegui visitar alguns pontos turísticos, e o Egito é lindo, multicultural, e as pessoas são muito receptivas! É realmente uma experiência inesquecível.” Sofia compartilha os bastidores do fórum e os detalhes da viagem no Instagram @sofipretzel.
LEIA MAIS: União reconhece situação de emergência de Sinimbu
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!