O 19 de setembro é marcado como Dia Nacional do Teatro Acessível. Uma santa-cruzense tem papel fundamental no desenvolvimento da técnica, que dá maior acessibilidade àqueles que não conseguem enxergar. Trata-se da diretora da Cinema Falado Produções, Graciela Pozzobon. Ela ilustrou matéria do jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que recordou o fato de que estava na primeira sessão de cinema com autodescrição do Brasil, há 20 anos.
LEIA MAIS: As irmãs santa-cruzenses que são vanguarda da audiodescrição
Na prática, é feita a descrição de cenários e posição dos atores para que todos possam acompanhar a trama. Os pais de Graciela, Carmen Pozzobon da Costa e Nadyr da Costa, bem como os irmãos Lara e Fernando, residem em Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade