O técnico da seleção brasileira de basquete para surdos, Flávio Manhara, convocou 12 atletas que irão defender o País na 24ª edição das Surdolimpíadas, de 1º a 15 de maio, em Caxias do Sul. Um dos jogadores chamados é o ala/pivô santa-cruzense Dênis Eduardo Panke da Silva, de 18 anos e 1,98 metro. Em 2021, ele foi o cestinha do Brasileiro, realizado em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
Dênis começou a praticar o esporte aos 12 anos. Segundo o pai, Marcelo Diniz da Silva, o jovem tem deficiência auditiva severa e profunda nos dois ouvidos. Porém, isso não o impede de treinar com ouvintes da categoria sub-19 diariamente, no ginásio do União Corinthians. “Sempre trabalhamos para o Dênis ter um bom desenvolvimento, acompanhamos em todos os momentos. Às vezes, tem dificuldade para entender, mas joga de igual para igual”, frisou Marcelo, acrescentando que o filho começou no projeto Cestinha, da Unisc.
Agora, o objetivo é buscar uma bolsa-atleta para surdos. A proposta tramita no Congresso Nacional. As Surdolimpíadas são um evento mundial, com previsão de reunir 6 mil atletas na Serra, distribuídos em 25 modalidades, como atletismo, basquete, vôlei, futebol, tênis, handebol, ciclismo, judô e karatê.
Publicidade
LEIA MAIS: Atleta santa-cruzense de judô conquista vaga ao Mundial
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade