Santa Cruz do Sul se destaca pela qualidade de ensino e, na quarta-feira, mais um jovem embarca para uma aventura no exterior. Igor de Oliveira Ferreira, de 18 anos, foi aprovado pela Universidade Estatal de Kursk, de Moscou, na Rússia, para cursar Medicina. Ao lado dele, outros 28 estudantes brasileiros viajarão pelo mesmo sonho.
O rapaz se formou no ensino médio no ano passado, na Escola Estadual Estado de Goiás. Em março, fez intercâmbio no Canadá para aprimorar a língua inglesa e, desde então, vislumbrou a possibilidade de fazer o curso superior no exterior. “Eu já sabia que queria cursar Medicina, mas me programava para iniciar cursinho quando voltasse do intercâmbio. Só que, na viagem, decidi que seria melhor tentar no exterior.”
Ao retornar para Santa Cruz, em meados de maio, pesquisou todas as possibilidades e constatou a chance de entrar na universidade de Kursk. Então, entrou em contato com a instituição, que forneceu os materiais de apoio. “Passei por uma entrevista para avaliar meu inglês e meu nível de conhecimento em Biologia, Química e Física, além de questões psicológicas”, conta. Para ele, a fluência no idioma foi fundamental para a conquista. Igor comenta que não precisou de cursinho particular para aperfeiçoar os estudos. Em casa, com o material fornecido pela universidade e com a internet, criou sua metodologia de aprendizado.
Publicidade
De acordo com o santa-cruzense, as expectativas são grandes para a experiência no exterior, que deve durar pelo menos seis anos. “Falam que os russos têm uma cultura muito diferente da nossa, mas não vejo problema nenhum. Vai ser uma experiência inexplicável. Sei que vou ter que trabalhar duro, mas é o que eu quero. Vou ter que passar por cima de tudo para, no futuro, colher bons frutos”, diz.
Igor vai morar em um hostel da universidade nos primeiros seis meses e ainda precisará passar por novos testes de conhecimento no dia 16 de outubro. Em seguida, começarão as aulas. A viagem e o ingresso na instituição foram intermediados pela Aliança Russa, representante das universidades russas no Brasil.
Publicidade
This website uses cookies.