O time masculino de vôlei da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Chapecó, representou o Brasil no Fisu América Games, os Jogos Universitários Pan-Americanos, em Mérida, no México. A equipe comandada pelo técnico Nilson Rex foi campeã com cinco vitórias nos cinco jogos disputados.
Um dos atletas é o santa-cruzense Giovani Faccin, de 19 anos. Estudante do quarto semestre de Educação Física da Unoesc, Faccin comemorou o feito. “Minha família é muito envolvida no esporte, pelo Santa Ciclismo, e sempre me apóia. É muito gratificante representar a seleção brasileira e sair com o título”, destacou. A vaga havia sido obtida por meio dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados em setembro, em Brasília.
LEIA MAIS: Vinicius Pastor analisa início do União Corinthians no NBB
Publicidade
O atleta comentou como foi uma competição desafiadora por conta das características. “Foi um campeonato diferente para o grupo. Para a maioria do time, era o primeiro torneio internacional. Tivemos muitas dificuldades com a bola. Era diferente das quais treinamos no Brasil. Era muito quente na cidade. O grupo se uniu e conseguiu superar todas as adversidades na quadra e fora dela”, salientou.
Faccin vai disputar a Superliga B a partir de janeiro pela Aprov/Chapecó, com apoio da Unoesc. Em 2023, os campeões do Pan estarão em Chengdu, na China, para a disputa dos Jogos Universitários Mundiais.
Cria do projeto Nosso Vôlei
Giovani Faccin é cria do projeto Nosso Vôlei. A iniciativa consiste em oportunizar a jovens entre sete e 17 anos, da rede pública estadual ou municipal de ensino da região, o contato com o esporte. Desde outubro de 2009, muitos resultados positivos foram obtidos, como redução da evasão escolar, motivação e novas perspectivas de vida, participação em competições, disseminação de valores do esporte, entre outros.
Publicidade
“Conheci o projeto através do professor Chico e comecei a gostar do vôlei ali mesmo. Com certeza foi algo muito importante pra mim e também é para todas as crianças das comunidades que passam pelo Nosso Vôlei”, enfatizou. Os treinos acontecem de terça-feira à sexta-feira, na Sociedade Ginástica, em turno inverso ao escolar, divididos por faixas etárias. A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), empresas locais, pessoas físicas, Sociedade Ginástica e mantenedora do Colégio Mauá.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade