O jogo mais aguardado do ano no FC Santa Cruz será realizado neste domingo, 13, Dia dos Pais, a partir das 15 horas. O duelo contra o Lajeadense representa a oportunidade do retorno do clube ao Gauchão, que não disputa desde 2013. O acesso representa a consolidação de um trabalho de reconstrução iniciado nas conquistas da Copa FGF 2020 – Troféu Ibsen Pinheiro e da Série B estadual em 2021.
O foco do elenco é totalmente voltado à obtenção do objetivo traçado na temporada. A preparação foi intensa durante a semana. Antes da concentração, na sexta-feira, 11, a atividade da manhã foi realizada no Complexo Esportivo do Sesi. Os jogadores foram orientados pelo técnico Daniel Franco em movimentações táticas. Com o resultado de 1 a 1 na ida em Lajeado, uma vitória simples nos Plátanos garante o acesso. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
O treinador está motivado pelo desafio. Em 2021, Franco conquistou o acesso com o União Frederiquense e espera repetir a meta neste ano. “O clima é o melhor possível. Todos estão preparados para entregar o melhor no domingo. O torcedor será fundamental. Esperamos corresponder a confiança. O grupo é trabalhador e merece conquistar o acesso”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS: Pepeto sonha com gol para garantir acesso do Santa Cruz
O centroavante Eduardo Júnior garante que o grupo está preparado. “Temos jogadores experientes no elenco. Muitos já foram campeões. Sabemos da importância da partida. O clima é muito positivo. O Lajeadense é uma equipe jovem e bem treinada. Precisamos de toda a atenção. Contamos com o estádio cheio para empurrar o time em campo”, destacou.
Autor dos últimos dois gols da equipe, Pepeto está entusiasmado para o confronto decisivo. “Fiquei feliz pelos gols e por ajudar o Galo. Estamos focados para a decisão. Sabemos como será importante para o clube. O Lajeadense é qualificado e precisamos manter a concentração no jogo todo. Se for possível, quero fazer mais um gol para ajudar no acesso”, sublinhou.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
O volante Uillian Correia aponta o fator local como diferencial. “Temos que fazer os Plátanos ferver. Nosso torcedor precisa lotar o estádio. Somos mais fortes com eles. O grupo está confiante e quer esse acesso, cada dia mais. No ano passado, foi um aprendizado. Escapou pelos dedos. Precisamos de atitude, querer muito a todo instante. A ansiedade não pode nos atrapalhar. Precisamos ser conscientes do que precisamos fazer para uma grande partida”, analisou.
Na avaliação do zagueiro Tairone, o fator emocional vai contar bastante em campo. “Sabemos do nosso potencial, de tudo que semeamos durante a campanha. Estamos confiantes e temos a clareza do que precisamos evoluir para uma partida segura. O apoio da torcida vai ser fundamental para nós”, apontou. O zagueiro Micael exaltou a qualidade do grupo. “Temos um elenco qualificado e que sabe onde quer chegar. Estamos preparados para o desafio e compenetrados em relação à postura que precisaremos ter em campo”, enfatizou o capitão.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz inicia semana de confronto decisivo na Série A2
Eduardo Heuser, de 59 anos, foi atleta do FC Santa Cruz, vice de futebol em 2009 e 2011, e ainda diretor de futebol em 2010, 2012 e 2013. Participou ativamente do cotidiano do clube no último ano em que disputou o Gauchão, há dez anos.
No domingo, ele estará com os filhos Bárbara e Kim, de 21 e 16 anos, para acompanhar o jogo que pode recolocar o Galo na elite. Para ele, será um momento especial. “Estar com eles no estádio sempre é muito gratificante. Será fantástico estar junto com eles na comemoração de um acesso. Os levo desde pequenos ao estádio. Os ensinei a torcer primeiro paro Galo e depois para o Grêmio”, comenta.
Publicidade
Em caso de confirmação do acesso, Santa Cruz do Sul poderá ter o clássico Ave-Cruz novamente no Gauchão. O último foi em 2012, com vitória carijó por 2 a 0 nos Plátanos, já na segunda rodada do primeiro turno. Heuser relembra do duelo de 2009, quando o clássico voltou a ser disputado na elite após muitos anos. O placar foi de 3 a 1 para o Santa Cruz nos Plátanos, na segunda rodada do primeiro turno.
O técnico Serginho Almeida precisou fazer improvisações na escalação do Lajeadense no jogo de ida, mas terá o grupo totalmente à disposição para o jogo de volta. Camargo volta à lateral-direita e com isso, Ramon volta ao ataque, na vaga de Patrickão.
O lateral-esquerdo Alan Bald fez tratamento no tornozelo esquerdo durante a semana, após sofrer uma pancada no primeiro jogo, mas está plenamente recuperado. O lateral-direito Gui Borges e o meia Luca Giovanella, que vinham sendo desfalques, voltaram a treinar e se tornam opções para o treinador.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO SÉRIE A2 – SEMIFINAL – JOGO DE VOLTA
SANTA CRUZ x LAJEADENSE
Local: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul
Data: 13/08/2023, domingo
Horário: 15 horas
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, com os assistentes Tiago Augusto Kappes Diel e Lúcio Beiersdorf Flor
Transmissão: Rádio Gazeta
SANTA CRUZ: Rafael Copetti; Jean Carlo, Micael, Tairone e Paulinho; David, Uillian Correia e Cris Magno; Gustavo Sapeka, Pablo Bueno e Eduardo Júnior
Técnico: Daniel Franco
LAJEADENSE: Igor; Camargo, Bruno Reis, Diego Clemente e Alan Bald; Sampson, Júlio Cézar e Marquinhos; Maycon Bamberg, Ramon e Edson
Técnico: Serginho Almeida
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.