O jogo mais aguardado do ano no FC Santa Cruz será realizado neste domingo, 13, Dia dos Pais, a partir das 15 horas. O duelo contra o Lajeadense representa a oportunidade do retorno do clube ao Gauchão, que não disputa desde 2013. O acesso representa a consolidação de um trabalho de reconstrução iniciado nas conquistas da Copa FGF 2020 – Troféu Ibsen Pinheiro e da Série B estadual em 2021.
O foco do elenco é totalmente voltado à obtenção do objetivo traçado na temporada. A preparação foi intensa durante a semana. Antes da concentração, na sexta-feira, 11, a atividade da manhã foi realizada no Complexo Esportivo do Sesi. Os jogadores foram orientados pelo técnico Daniel Franco em movimentações táticas. Com o resultado de 1 a 1 na ida em Lajeado, uma vitória simples nos Plátanos garante o acesso. Um novo empate leva a decisão para os pênaltis.
O treinador está motivado pelo desafio. Em 2021, Franco conquistou o acesso com o União Frederiquense e espera repetir a meta neste ano. “O clima é o melhor possível. Todos estão preparados para entregar o melhor no domingo. O torcedor será fundamental. Esperamos corresponder a confiança. O grupo é trabalhador e merece conquistar o acesso”, disse.
Publicidade
LEIA MAIS: Pepeto sonha com gol para garantir acesso do Santa Cruz
O centroavante Eduardo Júnior garante que o grupo está preparado. “Temos jogadores experientes no elenco. Muitos já foram campeões. Sabemos da importância da partida. O clima é muito positivo. O Lajeadense é uma equipe jovem e bem treinada. Precisamos de toda a atenção. Contamos com o estádio cheio para empurrar o time em campo”, destacou.
Autor dos últimos dois gols da equipe, Pepeto está entusiasmado para o confronto decisivo. “Fiquei feliz pelos gols e por ajudar o Galo. Estamos focados para a decisão. Sabemos como será importante para o clube. O Lajeadense é qualificado e precisamos manter a concentração no jogo todo. Se for possível, quero fazer mais um gol para ajudar no acesso”, sublinhou.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
O volante Uillian Correia aponta o fator local como diferencial. “Temos que fazer os Plátanos ferver. Nosso torcedor precisa lotar o estádio. Somos mais fortes com eles. O grupo está confiante e quer esse acesso, cada dia mais. No ano passado, foi um aprendizado. Escapou pelos dedos. Precisamos de atitude, querer muito a todo instante. A ansiedade não pode nos atrapalhar. Precisamos ser conscientes do que precisamos fazer para uma grande partida”, analisou.
Na avaliação do zagueiro Tairone, o fator emocional vai contar bastante em campo. “Sabemos do nosso potencial, de tudo que semeamos durante a campanha. Estamos confiantes e temos a clareza do que precisamos evoluir para uma partida segura. O apoio da torcida vai ser fundamental para nós”, apontou. O zagueiro Micael exaltou a qualidade do grupo. “Temos um elenco qualificado e que sabe onde quer chegar. Estamos preparados para o desafio e compenetrados em relação à postura que precisaremos ter em campo”, enfatizou o capitão.
Publicidade
LEIA MAIS: Santa Cruz inicia semana de confronto decisivo na Série A2
Celebração em família no Dia dos Pais
Eduardo Heuser, de 59 anos, foi atleta do FC Santa Cruz, vice de futebol em 2009 e 2011, e ainda diretor de futebol em 2010, 2012 e 2013. Participou ativamente do cotidiano do clube no último ano em que disputou o Gauchão, há dez anos.
No domingo, ele estará com os filhos Bárbara e Kim, de 21 e 16 anos, para acompanhar o jogo que pode recolocar o Galo na elite. Para ele, será um momento especial. “Estar com eles no estádio sempre é muito gratificante. Será fantástico estar junto com eles na comemoração de um acesso. Os levo desde pequenos ao estádio. Os ensinei a torcer primeiro paro Galo e depois para o Grêmio”, comenta.
Publicidade
Em caso de confirmação do acesso, Santa Cruz do Sul poderá ter o clássico Ave-Cruz novamente no Gauchão. O último foi em 2012, com vitória carijó por 2 a 0 nos Plátanos, já na segunda rodada do primeiro turno. Heuser relembra do duelo de 2009, quando o clássico voltou a ser disputado na elite após muitos anos. O placar foi de 3 a 1 para o Santa Cruz nos Plátanos, na segunda rodada do primeiro turno.
Lajeadense terá elenco completo
O técnico Serginho Almeida precisou fazer improvisações na escalação do Lajeadense no jogo de ida, mas terá o grupo totalmente à disposição para o jogo de volta. Camargo volta à lateral-direita e com isso, Ramon volta ao ataque, na vaga de Patrickão.
O lateral-esquerdo Alan Bald fez tratamento no tornozelo esquerdo durante a semana, após sofrer uma pancada no primeiro jogo, mas está plenamente recuperado. O lateral-direito Gui Borges e o meia Luca Giovanella, que vinham sendo desfalques, voltaram a treinar e se tornam opções para o treinador.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO SÉRIE A2 – SEMIFINAL – JOGO DE VOLTA
SANTA CRUZ x LAJEADENSE
Local: Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul
Data: 13/08/2023, domingo
Horário: 15 horas
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, com os assistentes Tiago Augusto Kappes Diel e Lúcio Beiersdorf Flor
Transmissão: Rádio Gazeta
SANTA CRUZ: Rafael Copetti; Jean Carlo, Micael, Tairone e Paulinho; David, Uillian Correia e Cris Magno; Gustavo Sapeka, Pablo Bueno e Eduardo Júnior
Técnico: Daniel Franco
LAJEADENSE: Igor; Camargo, Bruno Reis, Diego Clemente e Alan Bald; Sampson, Júlio Cézar e Marquinhos; Maycon Bamberg, Ramon e Edson
Técnico: Serginho Almeida
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!