Educação

Santa Cruz vira polo dos sonhos para estudantes da região que participam do Enem

Um misto de sensações, que vão desde o nervosismo até a euforia de ter acertado um bom número de questões. Assim estavam os mais de 4 milhões de brasileiros que participaram, nesse domingo, 3, da primeira rodada de provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A avaliação é uma forma de encaminhamento para o Ensino Superior. Para isso, porém, é preciso ter boa nota.

Enquanto os filhos estavam na sala de aula, suando mesmo com o ar-condicionado acionado, os pais estavam do lado de fora, encontrando meios de se entreter e não dividir o nervosismo com os jovens, que já saíram de casa com a responsabilidade de não atrasar. Aqueles que chegaram após o fechamento dos portões ficaram fora, e a solução será aguardar a próxima edição.

LEIA TAMBÉM: Enem 2024: saiba quando será divulgado o gabarito oficial do exame

Publicidade

Por ser um município-polo, Santa Cruz do Sul também transformou-se no centro da região para quem foi prestar o Enem. De Vera Cruz, o casal Jaqueline Margid Voese e Carlos Alberto Weiland levou a filha até a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde a prova estava agendada. A jovem Samantha Luísa Weiland já fez esse desafio, mas como forma de treinamento, no último ano. Agora, foi para valer.

Na torcida pela filha Samantha, Jaqueline e Carlos Alberto foram até a universidade. Fotos: Rodrigo Assmann

“Ela estava mais nervosa do que no outro ano. No domingo pela manhã, a irmã mais velha, que já está se formando em Filosofia, fez uma chamada de vídeo e passou algumas orientações”, conta a mãe, que é professora aposentada. Para minimizar, criou estratégias, como estar ciente do assunto da redação, enquanto ia agilizando as outras questões – naquelas que ficou em dúvida, pulava e depois voltava para evitar perda de tempo.

Samantha deve escolher o curso Nutrição, mas essa é decisão para depois. Agora, foca a realização das provas – no próximo domingo ocorre a segunda fase – e trabalha a memória sobre os conteúdos que aprendeu em sala de aula, pois optou por não fazer um cursinho preparatório extra.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Tema da redação do Enem 2024 aborda valorização da herança africana

De Vale do Sol, o casal Angeli Marinês Hintz Voese e Marcos Martin Voese foi responsável por trazer um grupo. Com eles estavam no carro o filho Ditter Vinícius Voese e dois amigos. “Teria até mais gente para vir junto, mas o carro ficou cheio”, contou Marcos. Ele disse que um grande grupo do município participou da prova de ontem. “Sem o custo para fazer a avaliação, incentiva ainda mais os jovens a participarem”, comentou.

O grupo, assim como Samantha, não fez cursinho, mas aproveitou a oportunidade de realizar simulado e outros mecanismos de avaliação da qualidade de ensino nas escolas locais. Essa prática serve como ferramenta para ter uma ideia do que virá pela frente, quando encontram as provas definitivas.

Publicidade

Ditter espera um bom resultado no Enem para cursar Enfermagem. A profissão não é um sonho antigo, mas lhe agradou quando teve a oportunidade de visitar a Unisc, com sua escola, e conhecer mais a fundo as possibilidades.

LEIA TAMBÉM: Estudantes participam do primeiro dia de provas do Enem em Santa Cruz

“Fizeram uma visita à Unisc para conhecer os cursos e ele se interessou. Ficou entre Fisioterapia e Enfermagem, mas os dois são da mesma área”, explicou o pai, que aproveitou o tempo de espera pelo filho e seus amigos para fazer um lanche na área de convivência da universidade.

Publicidade

Redação tratou sobre herança africana

Um dos desafios para os estudantes é a redação, uma importante parte da nota. Assim, cria-se expectativa sobre qual tema deve ser abordado. Durante a tarde, quando os alunos já estavam isolados, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou sobre o que os alunos deveriam escrever: Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

A prova exige a produção de um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação.

Matheus Jung acredita que foi bem

O assunto não representou grande dificuldade para Matheus Soares Jung, de Candelária. Por volta das 15h50 ele já estava no centro de convivência, onde foi encontrar amigos. Sobre o restante das provas de múltipla escolha na área de linguagens, ciências humanas e a redação, disse que considerou mais fáceis do que no ano passado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Rede municipal de Venâncio Aires ganha cooperativa escolar

Ele fez em 2023, como forma de conhecer o mecanismo; agora, no 2º ano do Ensino Médio, já participou como forma de somar nota para buscar uma vaga em universidade. Espera ingressar no curso de Engenharia Civil.

Gabarito

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio 2024, cuja aplicação foi iniciada nesse domingo, será divulgado no dia 20 de novembro, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova.

A divulgação das respostas será feita exclusivamente na página do Enem, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Vale lembrar que o gabarito não permite ao participante calcular sua nota na avaliação.

LEIA TAMBÉM: Cursos de Matemática e Química da Unisc são conceito máximo em avaliação pelo MEC

Isso acontece porque o Inep utiliza um método específico para o cálculo da nota, que atribui pesos diferentes para cada questão do exame, é a Teoria de Resposta ao Item (TRI). A publicação das notas individuais dos alunos é prevista para 13 de janeiro de 2025.

Nesse domingo os candidatos fizeram as provas de Redação, Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo, os estudantes encaram as questões de Matemática e Ciências da Natureza.

LEIA MAIS DE EDUCAÇÃO

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.