Categories: Regional

Santa Cruz vence Prêmio Gestor Público Especial do Estado

Os melhores projetos públicos dos municípios gaúchos foram reconhecidos na noite desta terça-feira, 7, por meio do Prêmio Gestor Público, em Porto Alegre. E a condecoração máxima da disputa ficou para Santa Cruz do Sul, que recebeu o troféu de Prêmio Gestor Público Especial 2017.  O reconhecimento ocorreu pelo projeto Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC, que integra diversos órgãos da segurança pública municipal e visa racionalizar os custos de operações, agilizar e qualificar o atendimento à população.

A iniciativa propicia a criação de projetos de atuações conjuntas entre a Brigada Militar, Guarda Municipal, Delegacia da Mulher e Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. O CISPC também sedia o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher.

O secretário de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, recebeu o troféu e, em seu pronunciamento, evidenciou o trabalho em conjunto realizado pelos órgãos de segurança do município, por meio do Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania.  “Os desafios dos municípios são cada vez maiores na segurança. E a integração das forças de segurança pública mostra que os resultados estão cada vez melhores para a comunidade. Neste aspecto, ficamos felizes por esse reconhecimento na medida em que pode ser socializado com outras localidades gaúchas”, afirmou.

Publicidade


Entrega do prêmio ocorreu na noite desta terça-feira, em Porto Alegre

Em sua 16ª edição, neste ano, 37 projetos, de 32 municípios gaúchos, foram premiados. Na região do Vale do Rio Pardo, Venâncio Aires também foi reconhecida com o projeto Fim das Filas. O troféu destaque da 16ª edição do Prêmio Gestor Público, que tem como tema central “Segurança Pública: prefeitura atuante, comunidade segura”, ficou com o município serrano de Bento Gonçalves, que venceu com o projeto Multi Segurança Bento.

Com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade e proporcionar maior sensação de segurança à população, a proposta de Bento Gonçalves engloba diversas ações de segurança pública, entre elas a criação da Secretaria Municipal de Segurança, o projeto de videomonitoramento e cercamento eletrônico regional, a construção de um novo estabelecimento prisional, ações do policiamento comunitário, destinação de recursos para o reaparelhamento e manutenção dos órgãos de segurança e a construção de um centro de treinamento dos bombeiros.

Publicidade

A Administração Tributária, área essencial ao funcionamento do Estado e dos municípios, também foi destacada com o troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária, conquistado pelo projeto Atitude Cidadã, do município de Farroupilha. Através da educação fiscal, o ele busca sensibilizar a comunidade escolar para os benefícios da Administração Tributária.

Além de disseminar conhecimento sobre administração financeira, o projeto forma cidadãos conscientes, protegendo e preparando estes para a lide diária do consumo e do exercício de seus direitos e deveres. Na prática, os reflexos positivos chegam ao município a partir da exigência de cupons fiscais no comércio e na prestação de serviços, atitude que reverte em mais recursos para serem investidos na própria população.

Publicidade

Conheça os demais vencedores da 16ª edição do Prêmio Gestor Público:

Receberam o troféu Prêmio Gestor Público os municípios de Lajeado (Projeto Ata-Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem-Equipe Multidisciplinar), Campo Bom (Projeto Conecta Campo Bom), Venâncio aires (Projeto Fim das Filas), Nova Petrópolis (Projeto Fitoterapia na Atenção Primária em Saúde no Município de Nova Petrópolis), Monte Belo do Sul (Projeto Monte Belo – Música, Canto e Dança), São Paulo das Missões (Projeto Ouro Branco), Passo Fundo (Projeto Plano de Estruturação de Equipamentos e Espaços Livres de Uso Público: Importância da Revitalização Urbana na Segurança Pública), Cachoeira do Sul (Projeto Alimentação Saudável – Plante Esta Ideia!), Cotiporã (Projeto Qualificando o Espaço Público em Cotiporã) e Tupandi (Projeto Tupandi +Saúde).

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.