O Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira a primeira etapa deste ano da vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A campanha neste primeiro período se estende até o dia 31 de maio. Nesta fase, deverão ser imunizados animais de todas as idades. No Estado, a expectativa é que a vacina seja aplicada em 13,8 milhões de bovídeos, em cerca de 330 mil propriedades rurais. No município de Santa Cruz do Sul, deverão ser submetidos à imunização 29.890 animais, pertencentes a 3.245 criadores, conforme informações da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) com sede na cidade.
A IDA de Santa Cruz também abrange Sinimbu e Herveiras e, no momento, ainda está respondendo por Vera Cruz e Vale do Sol. Esses municípios, juntos, têm 43.060 animais para vacinação nesta primeira etapa. Conforme a médica-veterinária Cíntia Bisogno de Andrade, da IDA Santa Cruz, nesta etapa a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi/RS) não fará doação de vacina. Todos os criadores devem adquirir as doses do medicamento em casas agropecuárias credenciadas pelo Estado.
Após a aplicação das doses, os produtores precisam comparecer à inspetoria de seu município para a apresentação da nota fiscal da compra e declaração do rebanho vacinado. Cíntia lembra aos produtores que quando forem comprar a vacina, devem levar recipiente de isopor e gelo para a conservação do medicamento durante o deslocamento. A campanha visa manter o status sanitário do Rio Grande do Sul, que hoje é considerado zona livre de febre aftosa com vacinação. O último caso da doença registrado no Estado foi em 2001.
Publicidade
Números da imunização
Santa Cruz do Sul – 29.890 cabeças, de 3.245 criadores
Sinimbu – 9.760 cabeças, de 1.686 criadores
Herveiras – 3.300 cabeças, de 486 criadores
Vera Cruz – 18.000 cabeças, de 2.000 criadores
Vale do Sol – 12.000 cabeças, de 1.800 criadores
RECOMENDAÇÕES
Publicidade
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
This website uses cookies.