Duas escolas estaduais de Santa Cruz do Sul estão entre as que serão incluídas em um projeto de criação de “escolas-padrão”: a Escola Professor José Wilke, no Bairro Avenida, e a Escola Nossa Senhora da Esperança, no Bairro Santa Vitória. O plano foi anunciado na manhã desta quinta-feira, 14, pelo governador Eduardo Leite (PSDB).
A iniciativa integra o programa Avançar na Educação, que prevê R$ 1,2 bilhão em investimentos no setor até o fim do ano que vem. Ao todo, 56 educandários de vários municípios serão transformadas em “escolas-padrão”. Destes, 52 foram selecionados a partir do Índice de Infraestrutura das Escolas calculado pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), três são escolas indígenas (uma caingangue, uma guarani e uma xoclengue) e ainda há uma quilombola.
LEIA MAIS: Outubro Legal movimenta a Escola Nossa Senhora da Esperança
Publicidade
Segundo o governo estadual, essas instituições receberão uma reformulação de seus espaços, adquirindo internet de alta velocidade e conectividade, salas de leitura e recursos, acessibilidade e a padronização de espaços de convivência, como áreas esportivas, refeitórios, salas de professores e cozinha, entre outros.
O programa ainda prevê uma série de outras ações, incluindo o repasse extraordinário de R$ 228 milhões para a autonomia financeira das escolas de educação básica e profissional. A ideia é que os recursos sejam aplicados em melhorias na infraestrutura das instituições, como troca de telhas, manutenção de rede elétrica e reformas em prédios. Outra estratégia é a destinação de 29 mil bolsas de aperfeiçoamento para professores.
LEIA MAIS: Prefeitura e Agefa renovam convênio para manutenção da Escola Família Agrícola
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!