Santa Cruz do Sul é uma cidade com tradição no basquete. Na década de 1990, o Ginásio Poliesportivo lotava para as partidas do Pitt/Corinthians, que fez história ao se tornar a primeira e única equipe gaúcha a se sagrar campeã nacional. E a paixão dos santa-cruzenses pelo esporte segue rendendo bons frutos. A cidade foi escolhida para sediar uma etapa classificatória do Campeonato Brasileiro de Basquete 3×3, no dia 6 de setembro. Essa será a primeira vez que um município do Rio Grande do Sul receberá uma etapa do torneio.
Os jogos serão disputados durante todo o dia, nas quadras de basquete do Colégio Mauá. De acordo com um dos organizadores da competição, o ex-jogador Rogério Klafke, a expectativa é de que mais de 60 trios se inscrevam para a etapa. “Esperamos a participação de muitos trios aqui de Santa Cruz e também de cidades da região, como Candelária e Venâncio Aires. Mas também equipes de fora podem se inscrever”, comentou. Conforme explicou Klafke, as inscrições serão limitadas, mas ainda não há um número limite definido.
A classificatória do Brasileirão 3×3 será disputado em sete categorias: sub-15 masculino, sub-15 feminino, sub-18 masculino, sub-18 feminino, 18+ masculino, 18+ feminino e 40+ masculino (veteranos). “É uma proposta diferente de torneio, com bastante música. E o público pode andar livremente de uma quadra para outra e assistir o jogo que quiser. O campeonato está crescendo e a ideia é que todo ano Santa Cruz receba uma etapa. Para quem gosta do esporte, é um prato cheio, disse.
Publicidade
As inscrições para a etapa classificatória de Santa Cruz devem abrir no início de agosto, no site www.3x3planet.com. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 por pessoa. Somente as equipes campeãs das categorias masculina e feminina do sub-18 e +18 garantem vaga na fase final do Brasileiro de Basquete. Conforme a Confederação Brasileira de Basquete (CBB), 33 equipes já estão classificadas para as finais, que serão disputadas nos dias 12 e 13 de setembro.
Saiba mais
O 3×3 é uma variante do basquete que surgiu nos Estados Unidos, sendo praticado em quadras Indoor e Outdoor, e em meia quadra, diferente do tradicional. O esporte se popularizou na década de 1990, por mesclar o basquete com a música e a dança. Nos últimos anos, a Federação Internacional de Basquete (Fiba), em parceria com as confederações nacionais, vem promovendo o basquete 3×3 com o objetivo de torná-lo um esporte olímpico.
Publicidade
Os jogos são disputados em dois tempos de cinco minutos. Os times são compostos por três jogadores titulares e um reserva. Vence a equipe que alcançar primeiro a marca de 21 pontos, ou que estiver com a pontuação mais alta ao término do tempo regular. Em caso de empate, ocorrem mais dois tempos de dois minutos para definir o vencedor.
This website uses cookies.