Em entrevista concedida à Radio Gazeta 107.9 FM, a coordenadora da Vigilância Sanitária em Santa Cruz, Francine Braga, confirmou que o Rio Grande do Sul vai receber as doses das vacinas contra a dengue nesta quarta-feira, 12. A tendência, segundo ela, é que as doses cheguem a Santa Cruz no mesmo dia ou na manhã do dia seguinte. “Assim que Santa Cruz receber do Estado o seu quantitativo, que deve ocorrer no mesmo dia, ou na quinta-feira, 13, as vacinas serão distribuídas no município e posteriormente detalharemos detalhes da aplicação”, disse. Ao todo, serão 1.755 imunizantes.
Em primeiro momento, serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, idades que nacionalmente concentram maior número de hospitalizações dentro da faixa etária indicada para receber a vacina (5 a 60 anos). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não autoriza a vacina para pessoas acima dos 60 anos, que no Rio Grande do Sul, é o público que concentra o maior número de óbitos.
Situação atual
A situação dos casos de dengue faz a Prefeitura seguir em alerta, visto que a cidade tem diversas áreas com incidência de focos do mosquito. Francine Braga também explicou que apesar do aumento no número de casos confirmados em 2024, as pessoas estão pegando a doença de uma forma mais branda e não ficando, na maioria dos casos, em estado grave.
Publicidade
Quando questionada se havia algum padrão nos três óbitos que ocorreram em Santa Cruz do Sul, ela citou a faixa etária das vítimas e algumas comorbidades. “Pessoas idosas com mais de três comorbidades que já tinham algum problema de saúde antes. Como por exemplo, diabetes, enfisema pulmonar, câncer de próstata, entre outros”.
*Colaborou Ronaldo Falkenback
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade