O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) realizou a terceira reunião de 2022 na manhã desta quarta-feira, 13. O encontro aconteceu no Salão Nobre do Palacinho. O grupo funciona como um fórum deliberativo e executivo, vinculado ao gabinete da prefeita Helena Hermany, para a implementação de ações e políticas públicas de prevenção à violência e combate à criminalidade.
A reunião foi aberta pelo vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessell, que, em seguida, passou a condução da pauta ao secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari. Ele apresentou os indicadores de criminalidade do município no período de 2017 a 2022. Os dados, produzidos pela Secretaria de Segurança Pública do Estado, reúnem os registros de crimes contra a vida e o patrimônio, violência contra a mulher e de perturbação do sossego.
LEIA TAMBÉM: Pacto Pela Paz vai iniciar nova etapa com foco nas crianças e jovens de Santa Cruz
Publicidade
O secretário anunciou que o município passará a receber, mensalmente, o relatório dos crimes registrados em Santa Cruz, produzido pelo Observatório Estadual de Segurança. “Isso ajudará no planejamento de nossas ações”, avaliou. Conforme Oltramari, a Prefeitura já trabalha na instituição do Observatório Municipal de Prevenção à Violência, uma das ações do Programa Pacto Santa Cruz Pela Paz.
Pauta sugerida pelo líder do governo na Câmara, vereador Henrique Hermany (Progressistas), a criação de uma Delegacia de Proteção ao Idoso também foi discutida. O delegado regional Luciano Menezes destacou que, devido ao ano eleitoral e às dificuldades inerentes à instituição de uma nova delegacia, irá empenhar-se pela instalação de um cartório especializado no atendimento a crimes contra a terceira idade, ainda durante o segundo semestre de 2022.
LEIA TAMBÉM: Como vai ser desenvolvido o Pacto Santa Cruz pela Paz
Publicidade
O presidente do Conselho Municipal de Diversidade, Ruben Quintana, sugeriu a elaboração de políticas públicas para combater a violência contra a comunidade LGBTQI+. A situação dos moradores de rua e de pedintes também foi discutida, com o objetivo de adotar medidas que possam mitigar o problema social.
Foi comunicado aos presentes que a aquisição de equipamentos para a instalação do Laboratório Regional de Drogas, com recursos municipais, está em fase final. O órgão, vinculado ao Instituto-Geral de Perícias e primeiro do interior do Estado, deve ser inaugurado em setembro.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: santa-cruzenses conhecem objetivos e métodos do Pacto pela Paz
Publicidade
Atendendo sugestão do promotor de Justiça Érico Barin, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Valmir José dos Reis, apresentou atualização sobre o projeto de vigilância colaborativa e o cercamento eletrônico do município. Ele destacou que, em cerca de 20 dias, o município deve inaugurar o Centro Integrado de Comando e Controle (CEICC). O órgão será responsável pelo monitoramento eletrônico no município, utilizando imagens de câmeras de segurança públicas e privadas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.