Educação

Santa Cruz terá Colégio Batista a partir de 2025; veja detalhes

Santa Cruz do Sul passará a contar com mais uma instituição de ensino a partir do ano que vem. Trata-se do Colégio Batista, que tem como proposta oferecer uma educação com base em princípios cristãos. A ideia de expandir a rede para o município surgiu por meio da educadora Marilei Stoll Flores. Ela trabalhou por anos na rede pública e privada, e em 2016 conheceu o método e propostas desenvolvidos pela instituição Batista.

A partir daí, decidiu deixar o ensino tradicional e optou por seguir na educação com princípios bíblicos. “Me chamou a atenção porque era uma proposta totalmente diferente”, contou em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM.

LEIA TAMBÉM: FOTOS: Gincana de Alemão promove dia de campo para homenagear os imigrantes

Publicidade

Marilei explicou que o colégio trabalhará com sete princípios, sendo eles o caráter, semear e colher, autogoverno, sabedoria, individualidade e união. Os conhecimentos gerais serão repassados conforme normativa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), já aplicada nas demais escolas. 

De acordo com Marilei, a instituição oferecerá, em um primeiro momento, o ensino infantil. “A criança vai aprender desde pequena a ter respeito e responsabilidade. Vamos ajudar a formar o caráter”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: Estudantes mostram habilidade com a robótica em campeonato municipal

Publicidade

Apesar de ter como foco os princípios alicerçados na palavra de Deus, não é necessário frequentar a Igreja Batista para ingressar na escola. Além disso, o estabelecimento será privado, mas Marilei adianta que serão disponibilizadas bolsas de estudos para quem se enquadrar no critérios socioeconômicos. 

Com previsão de inauguração para março do ano que vem, o colégio terá ainda berçário, para crianças de até 2 anos, e turmas individuais de 3 a 4 anos e 4 até 6 anos. “São idades em que eles conseguem ficar juntos. Estamos começando com três salas, mas podemos aumentar posteriormente.”

LEIA TAMBÉM: Philip Morris doa 20 computadores a escola de Sinimbu

Publicidade

O quadro profissional do futuro Colégio Batista Santa Cruz do Sul já conta com alguns colaboradores, como professores de música, ballet, robótica, inglês e educação no trânsito. A instituição também tem uma nutricionista, que fará acompanhamento semanal com as crianças. Apesar de falar sobre a estrutura, Marilei não divulgou mais detalhes sobre a localização da escola. Ela adiantou, porém, que será na zona central da cidade.

A educadora afirma que a instituição estará à disposição para receber pais interessados em visitar as instalações e realizar matrículas. Para ficar por dentro das informações sobre o novo colégio, é possível acompanhar o Instagram @colegiobatistascs. Para tirar dúvidas e obter mais esclarecimentos, o contato é via e-mail para o endereço colegiobatistascs@gmail.com.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Santa Cruz presta homenagem a Luiz Dias Martins Filho

Publicidade

Uma educação que traz mudanças

 O diretor do Colégio Batista de Santa Maria, Wilson Ziegler, compartilhou parte da experiência da instituição durante a entrevista para a Rádio Gazeta. Há 63 anos na cidade, o colégio conta atualmente com 417 alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio. Ziegler frisou que a escola constrói diariamente uma educação diferenciada.

Segundo ele, os alunos são incentivados a uma cultura de amizade, companheirismo e bondade. “Aqui você é companheiro um do outro. Santa Cruz só tem a ganhar com o Colégio Batista chegando na cidade.” Além disso, ele destacou que os integrantes não são obrigados a serem da igreja para fazer parte da escola. “No universo dos nossos alunos, temos em torno de cem cristãos. O restante são estudantes que os pais colocam devido aos nossos preceitos”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Grupo Diocesano do Movimento de Cursilhos elege coordenação

Publicidade

Frisando que o Brasil é um país laico, o diretor enfatizou que a escola atua através do respeito. “Eu acho que um Colégio Batista traz mudanças, e eu vivencio isso sendo pai de dois alunos que já passaram pela instituição. Um já está no Ensino Superior e o outro no 9º ano do Fundamental.”

*Colaborou a jornalista Aline Silva

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.