Santa Cruz do Sul

Santa Cruz vai realizar último levantamento do ano para avaliar infestação do mosquito da dengue

Nesta segunda, dia 20, inicia o último Levantamento de Índices Rápido para Aedes Aegyti (LIRAa) do ano. Trata-se de uma metodologia que permite o conhecimento de forma ágil, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes contendo larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya, vírus Zika e febre amarela.

Para esta amostragem foram considerados 56.703 imóveis e serão visitados 2576 distribuídos em todos os bairros, zonas urbanas do interior e distritos industriais. Os 21 agentes de combate às endemias farão visitas simultaneamente em 20 bairros diferentes. Terminando um bairro já se deslocarão para outro.

LEIA TAMBÉM: Região tem 268 casos de dengue no ano; confira dados por município

Publicidade

Além de residências, também serão vistoriados terrenos baldios e térreos de edifícios seguindo a metodologia da amostragem. A colaboração da comunidade é fundamental para a eficácia do trabalho. “É muito importante que a população colabore e receba os ACEs, especialmente nos condomínios fechados pela dificuldade de acesso”, afirmou a chefe de Combate a Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Hofmeister.

Para que os moradores não estranhem estarem sendo novamente visitados em um curto espaço de tempo, Juliana esclarece que as ações de combate ao mosquito são ininterruptas e as visitas acontecem com periodicidade. “Pode acontecer do quarteirão ter sido recentemente visitado pois temos vários ACEs que atuam exclusivamente em um bairro. Neste caso o LIRAa serve também para avaliar a eficácia dos trabalhos rotineiros”.

A etapa de visitas do levantamento deve ser concluída no dia 29 deste mês. Já a previsão para divulgação dos resultados é 4 de dezembro. A partir de então, serão priorizadas ações de controle para áreas de maior risco de casos de dengue e Zika dentro do município.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.