Categories: Regional

Santa Cruz vai participar do Dia Mundial da Limpeza

A contagem regressiva para o próximo Dia Mundial da Limpeza já começou. Em 19 de setembro de 2020, voluntários e parceiros em todo o mundo novamente se unirão para limpar o lixo e resíduos mal administrados, desta vez, respeitando as orientações contra a disseminação do novo coronavírus.

Neste ano, Santa Cruz do Sul vai fazer parte da onda verde que acontece no Brasil desde 2012. Na edição mais recente, realizada em 2019, o Brasil ficou em décimo lugar no ranking mundial de mobilização de participantes: foram mais de 320 mil pessoas em 1,2 mil cidades.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Limpeza Urbana: para cuidar do meio ambiente

Publicidade

Débora Leonhardt da Silva é engenheira Ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz

Segundo a engenheira Ambiental e embaixadora Lixo Zero em Santa Cruz do Sul, Débora Leonhardt da Silva, o Dia Mundial de Limpeza visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza das cidades, bairros, praias, praças e parques. “A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos”, comenta.

“Vamos cuidar do nosso quadrado, sem aglomerações, mas mantendo o mesmo espírito voluntário de dever a ser cumprido com o nosso planeta. Este ano a ação será individual ou em grupos do convívio familiar, respeitando o distanciamento social, usando luvas, álcool gel e outras normas de segurança de cada Estado contra o Coronavírus. Toda a comunidade está convidada a participar”, reforçou.

LEIA MAIS: 1ª Semana Lixo Zero de Santa Cruz conclama para mudança de hábitos

Publicidade

EU CUIDO DO MEU QUADRADO
Quem quiser participar, pode fazer foto ou vídeo e postar nas redes sociais com a hashtag #eucuidodomeuquadrado. Os perfis no Instagram @lixozeroscs e @recicle. trarão dicas e informações sobre o tema. “Desafie-se a refletir sobre o seu lixo, cuide do seu quadrado. A responsabilidade pela sustentabilidade de nosso planeta é de todos nós”, lembrou Débora.

No mundo

O Dia Mundial da Limpeza Urbana começou como uma pequena ação na Estônia, em 2008, quando inúmeras pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação cívica realizada por voluntários foi um sucesso e se espalhou pelo mundo: em 2018, o evento reuniu 18 milhões de pessoas em 157 países para o maior dia de coleta de resíduos da história da humanidade.

A edição de 2019, realizada no dia 21 de setembro, reuniu 20 milhões de pessoas em 180 países. Em comparação com 2018, mais de 2 milhões de pessoas e 23 países adicionais aderiram à varredura de limpeza em todo o mundo, partindo da ilha de Fiji e terminando 24 horas depois no Havaí.

Publicidade

LEIA TAMBÉM
O que você precisa saber para separar corretamente o lixo
Como assim, casa sem lixo? Ativista realiza palestra em Santa Cruz

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.