Cultura e Lazer

Santa Cruz vai ganhar memorial para resgatar a história do município e da colonização alemã

A proposta para revitalizar um dos prédios históricos do Centro de Santa Cruz está mais perto de sair do papel. Nessa segunda-feira, 17, a Prefeitura abriu uma tomada de preços para contratar o projeto para a reforma do antigo fórum. A estrutura fica na esquina das ruas Tenente Coronel Brito e Borges de Medeiros.

O local também foi sede do Colégio Distrital, instalado em 1903. Depois, por um breve momento, também sediou o Colégio Mauá. Até 2002, era sede do fórum, que se mudou para um prédio novo, na esquina da Tenente Coronel Brito com Fernando Abott.

LEIA TAMBÉM: História do cemitério Alto Linha Santa Cruz, o mais antigo do município, vai virar livro

Publicidade

A secretaria de Planejamento também ocupou o espaço até 2019. Desde então, ele permanece sem ocupação. A ideia do município é licitar a reforma do prédio histórico. O investimento previsto para contratar a empresa que vai ser responsável pelo projeto é estimado em pouco mais de R$ 87 mil.

A abertura das propostas está marcada para o dia 3 de agosto. Assim que essa etapa for concluída, o governo pretende licitar a reforma em si. A estrutura deve dar lugar a um memorial sobre a história de Santa Cruz e da colonização alemã no município. Tombado pelo patrimônio histórico do Rio Grande do Sul desde 2002, o edifício foi criado em estilo eclético, comum às obras executadas no início do século 20. O prédio tem três pavimentos: porão, térreo e segundo andar. A área útil é de 475 metros quadrados.

LEIA TAMBÉM: História da imigração alemã em Santa Cruz do Sul: tudo começou em 1849

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.