Santa Cruz do Sul

Santa Cruz ultrapassa a marca de 10 mil lâmpadas led instaladas

Santa Cruz do Sul está se tornando uma cidade mais e melhor iluminada. A Administração Municipal vem investindo fortemente na substituição de luminárias incandescentes por modelos mais econômicos e resistentes.

Durante o mês de novembro, a Divisão de Iluminação Pública e Paradas de Ônibus da Secretaria de Obras e Infraestrutura (Seoi) ultrapassou a marca de 10 mil lâmpadas led instaladas nos bairros, centro e interior – já são 11.857 unidades substituídas, em um investimento de R$ 4.816.392,00. O objetivo da gestão Helena Hermany é atingir a totalidade dos 22 mil pontos de iluminação do município com led até o final de 2024.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura promete mudar realidade da iluminação pública em Santa Cruz

Publicidade

Levantamento de novembro indica a instalação de 9.717 lâmpadas de led na zona urbana do município. Os trabalhos já foram finalizados nos bairros Beckenkamp, Goiás, Harmonia, Loteamento Viver Bem, Monte Verde, Rauber, Vale do Nazaré e Várzea, totalizando 1.105 lâmpadas led.

Bairro Beckenkamp | Foto: Agência Invistanasuaimagem
Bairro Goiás | Foto: Agência Invistanasuaimagem


A substituição das lâmpadas prossegue nos bairros Aliança, Ana Nery, Bom Jesus, Bonfim, Centro, Country, Dona Carlota, Esmeralda, Higienópolis, Independência, João Alves, Margarida, Pedreira, Renascença, Santa Vitória, Santo Inácio, Schulz, Senai e Universitário, onde já foram instaladas 6.318 lâmpadas led.

O trabalho também está em andamento nos bairros Arroio Grande, Avenida, Belvedere, Castelo Branco, Faxinal, Germânia, Jardim Europa, Linha Santa Cruz, Mãe de Deus, Progresso/Capão, Santo Antônio, Santuário e São João.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz e BRDE vão firmar parceria para investir na iluminação pública

Já pelo interior, o número de lâmpadas led instaladas chega 1.092, distribuídas entre as localidades de Cerro Alegre Alto, Cerro Alegre Baixo, Monte Alverne, Pinheiral, Reseva dos Kroth, Rio Pardinho, São José da Reserva, Boa Vista, Linha Nova, Alto Paredão e São Martinho.

Para alcançar esse resultado, a Administração investiu na estruturação de um setor específico para o atendimento da demanda. A Divisão de Iluminação Pública e Paradas de Ônibus conta com oito equipes para cumprir essa missão – quatro atuam durante o dia, das 8h até 12h e das 13h até 17h, e as outras quatro equipes cumprem o horário da noite, das 17h até 21h e entre 21h30min e 1h30min, de segunda a sexta-feira.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: “Santa Cruz está na vanguarda”, destaca diretor do BRDE sobre parceria pela iluminação pública

A substituição de todas as luminárias de Santa Cruz do Sul por lâmpadas de led é uma das metas da prefeita Helena Hermany. Ela salienta que a iluminação pública é um quesito fundamental na urbanização das cidades, com efeitos bem importantes na vida das comunidades. “Os trabalhadores e estudantes que precisam voltar para casa à noite necessitam de ruas com visibilidade para se deslocarem com tranquilidade”, avalia.

Helena lembra que ruas bem iluminadas são indispensáveis para que os cidadãos possam desfrutar da cidade integralmente, garantindo ainda mais segurança à população. “A boa iluminação é também um apoio à segurança pública, contribuindo para inibir o cometimento de atos criminosos e de vandalismo”, considera.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.