Os gaúchos viveram um dia de muito calor. Quase todas as regiões do Rio Grande do Sul tiveram registro de temperaturas acima dos 35 graus nesta quarta-feira, 25. A máxima no Estado, segundo a MetSul Meteorologia, foi registrada em Santa Rosa, onde os termômetros marcaram 41,3 graus.
Em Santa Cruz do Sul, a temperatura mais alta registrada nesta quarta pela estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações foi de 39,5 graus. A sensação térmica na cidade, no entanto, chegou aos 40,5. O calor, apesar de intenso, não é o maior sentido pelos santa-cruzenses em 2020: no dia 17 de fevereiro houve registro de temperatura de 41 graus.
Em Rio Pardo a máxima nesta quarta-feira foi de 38,7 e em Venâncio Aires de 38,2. A Capital do Chimarrão, no entanto, teve o maior registro de sensação térmica do Vale do Rio Pardo: 41,5 graus.
Publicidade
Vem chuva
O calorão será seguido de temporais no Estado. A instabilidade, que já afeta nesta noite a Fronteira Oeste, deve chegar à região, de forma mais distribuída, a partir do início da tarde desta quinta-feira, 26. Antes pode chover de forma isolada. A previsão é da MetSul.
LEIA MAIS: Calor de até 40 graus antecede temporais no Vale do Rio Pardo
Se a precipitação é muito esperada, para aliviar a estiagem, ela preocupa, porque deve vir com chuva muito forte, podendo causar transtornos em alguns pontos, além de vento, raios e a possibilidade de granizo.
Publicidade
A instabilidade deve começar a se afastar do Vale do Rio Pardo na noite de quinta, mas ainda pode chover, isoladamente, na sexta-feira.
Entre o fim da tarde e o início da noite desta quarta-feira uma pancada de chuva caiu sobre a área central de Santa Cruz do Sul. Foi apenas o terceiro dia do mês de novembro, até aqui, a registrar chuva significativa no município. O acumulado até agora é de cerca de 30 milímetros – muito abaixo da média histórica do mês, que é de 155 milímetros.
LEIA MAIS: Período sem chuva significativa começa a afetar a produção
Publicidade